Filtrar


Questões por página:

Charge 1


Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https://x.com/millorfernandes/status/496813354510733312. Acesso: 11 ago.2025 (Adaptado).



Charge 2

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://decifrandotextosecontextos. Acesso: 12 ago.2025.



As duas ilustrações apresentam, em diferentes escalas, uma crítica ao processo de globalização, que consiste em:

A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta uma afirmativa correta sobre os blocos econômicos é:
Milton Santos, em Por uma outra globalização, aborda como os transportes se inserem no processo globalizador, relativizando discursos que apresentam a globalização como algo homogêneo. Ele analisa como as redes de mobilidade, as infraestruturas e as rotas de transporte configuram o espaço geográfico e acentuam desigualdades entre regiões, entre centros e periferias no acesso a fluxos de mercadorias, pessoas e informação. Com base na geografia crítica de Santos, é verdadeira a seguinte afirmativa:
O avanço do processo de globalização é sentido em todos os setores da economia, sendo possível verificar essa influência também no campo, na produção agrícola, que passa a receber influência daquelas mesmas leis que regem os outros aspectos da produção econômica. A alternativa que representa a entrada da agricultura no processo produtivo globalizado é a seguinte:
Com base na inserção do Brasil na economia capitalista monopolista mundial, segundo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, é correta a seguinte afirmativa: