Filtrar


Questões por página:
“A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos.” (Fonte: http://pt.wikipedia.org)
Em relação à composição química elementar da madeira, pode-se afirmar que não há diferenças consideráveis, levando-se em conta as madeiras de diversas espécies. Os principais elementos existentes são: Carbono (C)48%, Hidrogênio (H)6%, Oxigênio (O) 44% e Nitrogênio (N) 1%; além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de cálcio (Ca), potássio (K), magnésio (Mg) e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira.
Em um churrasco realizado por um certo gaúcho, em sua residência, foi consumido 1,7 Kg de madeira para assar toda a carne. Supondo que a combustão do carbono seja completa, a quantidade em matéria (mol) formada de gás carbônico será:
Dados: C=12g/mol.

“Certo gás em temperatura de 27°C e 1 atm, dentro de um recipiente isotérmico, sofreu uma variação em sua pressão, passando a ser 1,5 atm.”

Assinale a alternativa que corresponde à quantidade de mols existente dentro do recipiente.

(Dados: V = 22,4L; R = 0,082 atm. L / mol . K.)

O ânion perxenato (XeO64- ) é um oxidante muito forte, capaz de oxidar Mn(II) a Mn(VII), conforme a equação química abaixo:


5 Na4XeO6(aq) + 8 MnSO4(aq) + 2 H2O(l) → 5 Xe(g) + 8 NaMnO4(aq) + 6 Na2SO4(aq) + 2 H2SO4(aq)


Além disso, o XeO64- é um oxidante limpo, pois não introduz produtos de redução no meio da reação, uma vez que o xenônio formado está na forma de gás.

Um experimento foi realizado na temperatura de 300 K e 100 kPa, em que 16 mol de MnSO4 foram totalmente oxidados por Na4XeO6 e todo o gás produzido foi coletado. Nessas condições, o volume de um mol de um gás ideal é igual a 24,9 L.


O volume (em L) de gás coletado nesse experimento foi igual a:

Uma mistura sólida de 0,300 g, constituída exclusivamente de carbonato de sódio e cloreto de sódio, foi dissolvida em água e a esta solução foram acrescentados 40,00 mL de ácido clorídrico 0,100 mol/L. Sabendo que o volume de ácido clorídrico adicionado foi suficiente para provocar a liberação de todo o possível CO2 proveniente da mistura sólida, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem em massa de carbonato de sódio presente na mistura original. (Dados: Massas molares: Na = 23 g/mol; C = 12 g/mol; Ca = 40 g/mol; K = 39 g/mol; O = 16 g/mol; Cl = 35,5 g/mol).
mostrar texto associado

Com os problemas de natureza sanitária causados pela pandemia gerada pela Covid-19, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem realizado ações que visam orientar a população quanto ao uso do álcool em gel 70 ºINPM (grau INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas) ou (70% p/p). O fato é que o álcool em gel se tornou um poderoso combatente no processo de higienização das mãos e proteção contra o novo coronavírus. Entretanto, não se deve nos esquecer de que, além de um eficiente desinfetante, o álcool é uma substância inflamável. Ele também tem sido a causa de muitos acidentes domésticos devido ao seu uso inadequado.

 

A equação a seguir representa a combustão de um mol de molécula do etanol:

 

CH3CH2OH + 3O2 → 2 CO2 + 3 H2O

ΔH° = - 1373kJ

 

O etanol é o tipo de álcool utilizado no álcool em gel. Se considerar apenas o álcool 70 ºINPM como constituinte do álcool em gel e que 460 g desse composto foram completamente queimados, qual a energia, em kJ, mais próxima liberada nesse processo?