Filtrar


Questões por página:
Mistura-se 20 mililitros de solução 0,1mol.L-1 de ácido clorídrico (HCl) a 30 mililitros de solução 0,5 mol.L-1 do mesmo ácido. A concentração em mol.L-1 da solução resultante é:
Um analista, durante uma prática rotineira de laboratório, juntou 20,0mL de H2SO4 1,5 mol.L-1 e 30,0 mL de Al(OH)3 1,0 mol.L-1 . O reagente em excesso e a concentração do sal formado em mol.L-1, são, respectivamente:

O ânion perxenato (XeO6 4- ) é um oxidante muito forte, capaz de oxidar Mn(II) a Mn(VII), conforme a equação química abaixo:


5 Na4XeO6(aq) + 8 MnSO4(aq) + 2 H2O(l) → 5 Xe(g) + 8 NaMnO4(aq) + 6 Na2SO4(aq) + 2 H2SO4(aq)


Além disso, o XeO6 4- é um oxidante limpo, pois não introduz produtos de redução no meio da reação, uma vez que o xenônio formado está na forma de gás.

Um experimento foi realizado na temperatura de 300 K e 100 kPa, em que 16 mol de MnSO4 foram totalmente oxidados por Na4XeO6 e todo o gás produzido foi coletado. Nessas condições, o volume de um mol de um gás ideal é igual a 24,9 L.


O volume (em L) de gás coletado nesse experimento foi igual a:

O Nobel da Paz de 2013 foi entregue à Organização para a Proibição das Armas Químicas, o que reforçou a preocupação mundial quanto à erradicação desse tipo de armamento. O VX é um agente químico altamente tóxico, classificado como arma de destruição em massa. A eliminação desse agente é realizada via degradação, que pode ocorrer por três caminhos, tal como ilustrado ao lado. No entanto, o composto “5" também pode atuar como arma química, por ser muito mais tóxico que os outros produtos da degradação.



O quadro abaixo mostra as condições para detoxificação do agente VX e respectivos resultados pelos diferentes métodos.



Com base nas informações fornecidas, qual método de detoxificação é mais eficiente?
Um dos parâmetros que caracteriza a qualidade de manteigas industriais é o teor de ácidos carboxílicos presentes, o qual pode ser determinado de maneira indireta, a partir da reação desses ácidos com etanol, levando aos ésteres correspondentes. Uma amostra de manteiga foi submetida a essa análise e a porcentagem dos ésteres produzidos foi quantificada, estando o resultado ilustrado no diagrama ao lado.

O ácido carboxílico presente em maior quantidade na amostra analisada é o: