Filtrar
12 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 3
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Disciplina:
Música
As escalas musicais são definidas pela sequência de tons e semitons.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta da escala Maior.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta da escala Maior.
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Considere o seguinte caso hipotético:
Em uma aula de Análise Musical, a professora apresenta aos alunos uma melodia de inspiração folclórica irlandesa. A melodia possui uma sonoridade predominantemente "maior", alegre e dançante, mas os alunos notam que lhe falta a sensação de "resolução" e a tensão cadencial típicas da música tonal clássica. A professora toca a melodia novamente, agora harmonizada, e os alunos percebem que o acorde que repousa sobre o V grau não é maior, como esperado, mas sim menor. Ao analisar a escala utilizada, partindo da nota Sol (G), eles notam a seguinte sequência de notas: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá (natural) - Sol. A professora então afirma que essa estrutura é a chave para entender a sonoridade particular da canção.
De acordo com a análise da professora e as características do modo Mixolídio, assinale a alternativa que descreve a razão estrutural e perceptiva para essa sonoridade característica.
Em uma aula de Análise Musical, a professora apresenta aos alunos uma melodia de inspiração folclórica irlandesa. A melodia possui uma sonoridade predominantemente "maior", alegre e dançante, mas os alunos notam que lhe falta a sensação de "resolução" e a tensão cadencial típicas da música tonal clássica. A professora toca a melodia novamente, agora harmonizada, e os alunos percebem que o acorde que repousa sobre o V grau não é maior, como esperado, mas sim menor. Ao analisar a escala utilizada, partindo da nota Sol (G), eles notam a seguinte sequência de notas: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá (natural) - Sol. A professora então afirma que essa estrutura é a chave para entender a sonoridade particular da canção.
De acordo com a análise da professora e as características do modo Mixolídio, assinale a alternativa que descreve a razão estrutural e perceptiva para essa sonoridade característica.
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Na imagem, considerando a armadura e que o primeiro acorde já indicado é V, identifique, em cifragem por graus (algarismos romanos), os acordes numerados 1–5, respeitando a qualidade (maiúscula = maior; minúscula = menor; ° = diminuto).
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE os cinco números:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE os cinco números:
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Música
I.1 é uma escala maior, e 5 é uma escala menor, sendo a 5 a relativa menor de 1.
II.2 é uma escala de Lá menor harmônica, e 3 é uma escala de Fá sustenido maior.
III.4 é uma escala menor natural,2 é uma escala menor melódica, e 3 é uma escala menor harmônica.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Em uma escala cromática, a distância entre os sons é de: