Filtrar


Questões por página:

As psicoterapias de grupo são variadas e dependem do setting e da orientação teórica. De modo geral, as de abordagem psicanalítica fazem uso de interpretações para

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 01.


O grupo também pode ser visto como um lugar onde as pessoas mostram suas diferenças. Onde as relações de poder estão presentes e perpassam as decisões cotidianas, onde o conflito é inerente ao processo de relações que se estabelece. Onde há uma convivência do diferente, do plural. Não como um movimento de defesa das minorias, mas num movimento de cada um e de todos procurando discutir suas ideias com o(s) outro(s). Num confronto de ideias, buscando conciliar apenas o conciliável, deixando claro as individualidades, o diferente. A importância de afirmar que as pessoas são diferentes, pensam de maneira diferente porque possuem valores diferentes, mas que podem produzir juntas o seu processo grupal.


Fonte: CARLOS, Sérgio Antônio. O processo grupal. In: STREY, Marlene Neves et al. Psicologia social contemporânea: livrotexto.18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2012.


A ideia acima apresentada acerca dos grupos pode ser sintetizada corretamente pela seguinte asserção:

No livro “Fundamentos básicos das grupoterapias”, Zimerman (1999) apresenta requisitos básicos para caracterizar um grupo. São eles, EXCETO:
Enriquez (2001), no texto “O vínculo grupal”, observa que um grupo só se constitui em torno de um objetivo comum. Sobre esse projeto, é possível afirmar que:
No livro “Terapia cognitiva para desafios clínicos”, Beck (2006) propõe um diagrama de conceituação cognitiva para ajudar o terapeuta na organização da grande quantidade de dados que o terapeuta coleta sobre seus pacientes. Esse diagrama permite, EXCETO: