Filtrar


Questões por página:
“Um país socialista da década de 1970 preocupava-se particularmente com seu relativo atraso econômico, quando nada porque o vizinho, o Japão, era o mais espetacularmente bem sucedido dos Estados capitalistas”.
(Eric, Hobsbawnm. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991 – São Paulo: Companhia das Letras,1995. p 448).

De acordo com o trecho acima, assinale a alternativa correta:
Uma hecatombe fez desaparecer a União Soviética, comprometendo o sonho de muitos revolucionários, que deram a vida para construí-la e defende-la, lá e pelo mundo afora. Entendam. não digo defender aquilo, o que era, com todo o seu autoritarismo e a deturpação que a URSS representa diante do ideal democrático do socialismo, mas manter a esperança de um futuro melhor para toda a humanidade. Ver o fim da União Soviética doeu para mim, como se de repente fosse demolida uma casa que suei um bocado para erguer, tijolo por cima de tijolo. CORRÊA, H. Memórias de um stalinista. Rio de Janeiro: Opera Nostra,1994, p.2
Ao longo da década de 1970, a URSS passou por um período de estagnação econômica, perdendo para o ocidente na competição tecnológica. Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o cargo de Secretário Geral do Partido Comunista com o objetivo de recuperar o poder soviético.
Entre as mudanças promovidas por Gorbachev vale destacar a( o):
O historiador Eric Hobsbawn, em sua obra A Era dos Extremos, afirma que, se os séculos XVIII e XIX foram a época das grandes revoluções burguesas e da formação dos grandes impérios, o século XX foi o período das revoluções socialistas.
Sobre as revoluções socialistas do século XX, é correto afirmar que:
No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos estenderam sua política de contenção ao comunismo nos países latino-americanos para manter sua hegemonia na América. Faz parte da ação estadunidense na América Latina, após a Segunda Guerra Mundial a:

O termo Guerra Fria já encerra em si uma contradição. Durante a segunda metade do século XX, o fenômeno opôs as duas superpotências mundiais (URSS e EUA), em um cenário de medo pelo perigo iminente de destruição da humanidade diante de um possível – mas pouco provável – conflito nuclear.

A respeito da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que: