Questões de Concurso
Filtrar
121 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 25
Questões por página:
“Londres elege Sadiq Khan, o seu 1° prefeito muçulmano. Candidato trabalhista foi o escolhido por 44 % dos eleitores londrinos e derrotou seu principal adversário no pleito, o conservador Zac Goldsmith, que teve 35 % dos votos.” (Fonte: Revista VEJA; Data: 06.05.2016). Sobre o assunto noticiado, analise as afirmações seguintes e marque a alternativa correta:
I- O candidato trabalhista Sadiq Khan venceu as eleições municipais de Londres e se tornou o primeiro prefeito muçulmano de uma capital europeia.
II- Khan foi o escolhido por 44 % dos eleitores (com 1,3 milhão de votos), enquanto o seu principal concorrente, o conservador Zac Goldsmith, angariou 35 % dos votos (ou 994.614).
III- Entre as propostas que Khan fez durante a sua campanha, a principal é resolver a atual crise de habitação na cidade ao construir novas casas
IV- Sadiq Khan foi ministro dos Transportes entre 2009 e 2010, durante o governo de Gordon Brown, tornando-se o primeiro muçulmano a fazer parte da equipe de um primeiro-ministro britânico.
Leia o texto a seguir.
Um novo capítulo do secular conflito entre Israel e Palestina colocou o assunto mais uma vez nas principais manchetes de jornais. O grupo palestino extremista Hamas, fundado em 1987, realizou um ataque inesperado a um festival nas proximidades da Faixa de Gaza no dia 7 de outubro, deixando mais de 260 mortos, além de sequestrar várias pessoas no território israelense.
Disponível em: <https://www.unifor.br>. Acesso em: 17 dez.2023.
A respeito da eclosão do conflito, analise as afirmativas a seguir.
I. Na visão da Rússia, a Ucrânia é o resultado de uma divisão artificial entre os dois povos, sendo parte natural de uma “grande Rússia”.
II. A Rússia anexou a Crimeia em 2014, após um referendo que consultou o povo ucraniano.
III. Em 2022, a Rússia reconheceu a autonomia de duas regiões ucranianas separatistas que se autoproclamaram Estados independentes, em um contexto marcado pela aproximação da Ucrânia com a Otan e com a União Europeia.
Está correto o que se afirma em