Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Com base no mapa anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A África é o único continente que não possui países com armas atômicas.

( ) A Europa possui o maior número de países detentores de armas atômicas.

( ) O hemisfério Norte concentra as nações possuidoras de armas nucleares.

( ) Os países aliados na 2ª Guerra Mundial possuem o maior número de ogivas.

A sequência está correta em

Índia revoga autonomia da Cachemira

O partido de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, revogou o status especial da Cachemira, removendo a autonomia de sete décadas da região disputada pelo país e pelo Paquistão. A medida, logo rechaçada pelo governo paquistanês, deve aumentar ainda mais as tensões no território.
O governo indiano impôs um bloqueio de segurança na Cachemira e cortou as telecomunicações na parte administrada pela Índia. Dias antes, enviara milhares de soldados à região, alegando ameaça terrorista. Serviços de internet e telefonia foram cortados, e só cidadãos com um passe para o toque de recolher têm permissão para ir à rua.
Adaptado de dw.com,05/08/2019.

Imagem associada para resolução da questão
A questão territorial apresentada na reportagem vem opondo Índia e Paquistão desde meados do século XX.
A escalada recente das tensões envolvendo a disputa entre os dois países é explicada pela seguinte mudança ocorrida na Índia nos últimos dez anos:
mostrar texto associado
Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.
Na atualidade, a difusão, nas redes sociais, de fake news acerca do conflito entre israelenses e palestinos contribui para a desinformação e para debates acalorados fundamentados em informações distorcidas.
Questão Anulada
mostrar texto associado

Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, que tratam de aspectos diversos das relações entre os países em um mundo globalizado.

 

O autodenominado estado islâmico tem adotado novas práticas terroristas — em detrimento do uso de explosivos, comumente usados em atos terroristas pelo menos desde o 11 de setembro de 2001 — para atacar a Europa, tendo a Grã-Bretanha sido um dos principais alvos das ações do grupo em 2017.

O governo dos Estados Unidos pediu, nesta segunda-feira (27.10.14), que a batalha contra o grupo Estado Islâmico (EI) se estenda à internet, enquanto que os membros da coalizão internacional se reúnem para debater as formas de deter a propaganda do grupo na web.

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/eua-querem-lutar-contra-os-militantes-do-estado-islamico-na-internet.html)

A respeito do Estado Islâmico, é correto afirmar que