Filtrar


Questões por página:

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann . Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença.



I- A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos (localizados na face, pescoço, terço médio do braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos), mas também, pode afetar os olhos e órgãos internos (mucosas, testículos, ossos, baço, fígado, etc.).


II- É considerada doença aguda, de início rápido e insidioso.


III- Pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos.


IV- Tem evolução, em geral, de forma lenta e progressiva, podendo levar a incapacidades físicas.



É CORRETO o que se afirma em:

Imagem associada para resolução da questão

Com base no protocolo de tratamento farmacológico da Hanseníase, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A Poliquimioterapia - PQT deverá ser interrompida após a administração de seis doses mensais supervisionadas em intervalo de até nove meses para os casos multibacilares.
( ) A rifampicina é um potente bactericida para M. leprae, sendo o único medicamento bactericida incluído no regime de PQT-U.
( ) A clofazimina é contraindicada para mulheres grávidas devido ao seu potencial teratogênico.

As afirmativas são, respectivamente,
Questão Anulada
Qual é a faixa etária mais comumente afetada pela hanseníase:
A classificação da hanseníase em formas clínicas auxilia no diagnóstico, tratamento e, principalmente, na prevenção de incapacidades. De acordo com a classificação oficial mantida até o momento, as formas paucibacilares não transmissíveis são:
A hanseníase é uma doença crônica, que se caracteriza por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes, causada pela bactéria: