Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Na Figura 1, a seta nº 2 aponta para um computador do tipo:
mostrar texto associado
Na Figura 1, a impressora apontada pela seta nº 1, encontra-se conectada ao computador apontado pela seta nº 2, apenas por meio de um cabo físico, estando imprimindo normalmente. Entretanto, para que essa impressora passasse a imprimir corretamente, foi necessário, antes, instalar, nesse computador, um software para que o sistema operacional se comunicasse com a impressora. Com a instalação desse software, o sistema operacional, do computador apontado pela seta nº 2, passou a saber como os dados a serem impressos chegariam até a impressora (seta nº 1), se a impressão seria em preto ou colorida, qual seria o formato da impressão, se a impressora estava ligada ou não, se ela tinha papel ou não, dentre outros detalhes. Nesse caso, esse software que, ao ser instalado, permite estabelecer a comunicação adequada entre o computador e a impressora, nas condições descritas nesse enunciado, é chamado, genericamente, de:
Atualmente existem placas-mãe de microcomputadores que oferecem níveis RAID ("Redundant Arrays of Independent Disks"), para tornar o sistema de disco mais rápido e mais seguro. No que diz respeito à tolerância a falhas, um dos níveis, conhecido por espelhamento, se caracteriza pelos seguintes fatos:

I. O conteúdo de um disco rígido é inteiramente copiado para outro. Se ocorrer qualquer pane no disco rígido principal, o segundo entra em ação. Assim, o espelhamento constitui um backup automático feito por hardware, executado automaticamente pela placa-mãe, aumentando a segurança, não sendo necessário nenhum tipo de configuração no sistema operacional para que seja realizado.

II. O processo não precisa ser feito no momento da formatação do disco rígido e instalação do sistema operacional. No momento da configuração, que é feito por um setup próprio, o conteúdo do disco rígido principal será copiado para o disco rígido de backup.

Em conseqüência, consegue-se a redundância dos dados nos discos, pois os dois conterão as mesmas informações. Caso um dos discos pare, o outro, por armazenar o mesmo conteúdo, manterá todo o sistema operacional.

Esse nível de tolerância a falhas é denominado:
Nos dias atuais, cresce a importância dos microcomputadores como recurso indispensável ao aumento da produtividade. Os discos rígidos mais modernos empregam uma tecnologia com melhor desempenho e as impressoras são conectadas aos microcomputadores por meio de um barramento que possibilita maiores taxas de transferência, da ordem de 480 Mbps.

Essa tecnologia e esse barramento são conhecidos, respectivamente, pelas siglas
Dos sistemas de armazenamento e as tecnologias empregadas nos discos rígidos, SATA é o que oferece melhor desempenho, quando comparado com IDE e SCSI.
Enquanto o padrão SATA-I possibilita taxas de 150 MB/s, o SATA-II permite 300 MB/s.
O padrão SATA suporta dois recursos: o primeiro, que possibilita ligar ou desligar um dispositivo com a máquina ligada e o segundo, que possibilita a um disco atender a mais de um pedido de leitura/escrita e ter diversos comandos pendentes a serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo, aumentando levemente a performance.

Esses recursos são conhecidos, respectivamente, por: