Filtrar


Questões por página:
A investigação laboratorial de doenças hemorrágicas e purpúricas é essencial para o diagnóstico e monitoramento de pacientes acompanhados pelos ambulatórios de hematologia e hemoterapia. O exame conhecido como tempo de protrombina, também empregado no controle da terapêutica anticoagulante, baseia-se em adicionar ao plasma descalcificado, uma quantidade excessiva de:
Nas agências transfusionais são realizados diversos testes utilizando amostras de doadores e receptores de hemocomponentes. O teste de compatibilidade realizado entre o soro ou plasma do receptor e os eritrócitos do doador é denominado prova:
Em algumas situações, a amostra de sangue seco para o teste de detecção do HIV deve ser considerada como uma alternativa de obtenção e transporte validada pelo Ministério da Saúde. Nestas situações, as amostras sanguíneas devem ser coletadas em material conhecido como:
Algumas espécies de plasmódios produzem infecções com características clínicas e laboratoriais diferenciadas. As granulações de Schüffner são achados hematológicos microscopicamente observados no interior dos:
O método N-acetil-cisteína-hidróxido de sódio empregado no preparo de amostras a serem processadas nos laboratórios de análises clinicas requer o uso de diversas substâncias químicas e equipamentos de proteção. Nesse método com a finalidade de sequestrar íons de metais pesados que podem inativar a N-acetilcisteína é adicionada a substância: