Filtrar


Questões por página:

Anemia é uma síndrome caracterizada pela diminuição da massa eritrocitária total, normalmente resultante da carência de nutrientes essenciais. Tem anemias que podem ser causadas pela deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, seja pela baixa ingestão (deficiência de folato), seja por algum distúrbio na absorção (deficiência de vitamina B12), que são indispensáveis para a produção da hemoglobina. Para realizar o diagnóstico, são realizadas dosagens séricas de ácido metilmalônico e homocisteína para confirmar qual das seguintes anemias?

Paciente ambulatorial,56 anos, sexo feminino, foi recebido em consultório médico, onde solicitou-se a realização de um hemograma. Dentre as patologias que podem ser averiguadas por meio desse exame, estão as anemias e leucemias, sendo necessárias confirmações dessas patologias com mais exames mais específicos. Sobre as leucemias, assinale a alternativa INCORRETA.
Estratificação de risco para Dislipidemia, leia as alternativas a seguir e assinale a correta:
I - Risco muito alto: Pacientes que manifestem doença aterosclerótica (cerebrovascular, coronária ou vascular periférica) com ou sem eventos clínicos, ou obstrução maior ou igual a 50%. II - Alto risco: 1-Aterosclerose de forma subclínica, documentada por índice tornozelobraquial (ITB), ultrassonografia (USG) de carótidas, escore de cálcio arterial coronariano (CAC) maior que 100 ou presença de placas na angiotomografia (angio-TC) de coronárias.2-LDL-c maior ou igual a 190mg/dL; 3-Doença renal crônica por taxa de filtração glomerular (TFG) menor que 60 e em fase não dialítica; 4- Aneurisma de aorta abdominal; 5-Diabetes mellitus (DM), tipo 1 ou 2, associado com LDLc no intervalo de 70 a 189mg/dL e presença de doença aterosclerótica subclínica (DASC) ou estratificadores de risco (ER). III - Risco intermediário: ERG entre 5 e 10% no sexo feminino e entre 5 e 20% no sexo masculino, ou DM, sem critérios de ER ou DASC preenchidos. IV - Baixo risco: ERG menor que 5%, em 10 anos, para ambos os sexos. Alguns valores referenciais são recomendados como meta, de acordo com o risco cardiovascular do paciente.
Sobre a definição de dislipidemia leia as alternativas a seguir e responda a correta:
I - Hipercolesterolemia isolada: aumento de colesterol com lipoproteínas de baixa densidade (LDL-c), maior ou igual a 160mg/Dl. II - Hipertrigliceridemia isolada: aumento de triglicérides(TG), maior ou igual a 150mg/dL ou 175mg/dL (em caso de não estar de jejum). III - Colesterol com lipoproteínas de alta densidade (HDL-c) baixo: diminuição de HDLc, sendo em homens menor que 40mg/dL e em mulheres menor que 50mg/dL, de forma issolada, ou junto com aumento de TG ou LDL-c. IV - Hiperlipidemia mista: aumento de LDL-c e de TG. Lembrando que se TG maior que 400mg/dL, o cálculo de LDL-c perde o parâmetro pela fórmula de Friedewald, e, para iisso, deve-se considerar o colesterol não HDL-c maior ou igual a 190 para classificar como mista.
Sobre a Dislipidemia leia as alternativas a seguir e responda a correta:
I - Classificam-se os principais fatores de risco (FR) em maiores e menores, e em mutáveis e imutáveis. Diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial, tabagismo e dislipidemias são com siderados FR maiores e mutáveis, enquanto a idade, o gênero masculino e a existência de doença cardiovascular prévia ou na família são maiores e imutáveis. II - Os FR menores e mutáveis incluem obesidade, sedentarismo, fatores psicossociais, hiper- homocisteinemia, hiperfibrinogenemia, aumento de lipoproteína (a) e de proteína C reativa. III - A Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose. IV - Dos pontos de vista fisiológico e clínico, os lípides biologicamente mais relevantes são os fosfolípides, o colesterol, os triglicérides (TG) e os ácidos graxos. Os fosfolipídeos formam a estrutura básica das membranas celulares. O colesterol é precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D.