Filtrar


Questões por página:

A síndrome de ectrodactilia, a displasia ectodérmica e fenda labíopalatina (EEC) corresponde a uma rara anomalia genética congênita associada à mutação no cromossomo 7 ou translocação entre os cromossomos 7 e 9, com penetrência e expressividade variáveis, determinada essencialmente pelas características de ectrodactilia nos pés e nas mãos, com apenas dois dígitos em forma de "garra de lagosta". Em um casal de homozigotos, cujo pai é portador da ectrodactilia e a mãe não apresenta a condição, foi verificado que há probabilidade de aparecimento da ectrodactilia em 100% da prole.


Nesse contexto, tendo em vista as padrões de herança genética e as informações acerca do caso, a condição genética mencionada corresponde a um tipo de herança

Uma população encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg quando não apresenta alteração na frequência de alelos ao longo das gerações. Nas situações em que os fatores evolutivos não atuam em uma população, a frequência gênica e as proporções genotípicas permanecerão constantes por um longo período de tempo. Considerando que as populações de indivíduos são afetadas, constantemente, por fatores que influenciam as frequências alélicas e genotípicas, assinale a alternativa correspondente a um evento ou fator que permanece atuante na população quando ela atinge o equilíbrio de Hardy-Weinberg.

A fenilcetonúria ou PKU, como é mundialmente conhecida, é uma doença genética causada por uma mutação no gene que codifica a enzima fenilalanina-hidroxilase, responsável pela transformação do aminoácido fenilalanina (PHE) em tirosina.

A elevação de fenilalanina no sangue acima de 10mg/dL permite a passagem em quantidade excessiva para o sistema nervoso central, no qual o acúmulo tem efeito tóxico. A PKU é determinada por um alelo recessivo do gene que codifica a enzima e a doença é, comumente, detectada pelo "teste do pezinho".

(adaptado de https://www.scielo.br/j/rn/a/nL4Sv4c8k8hXxjXMRCdcnNh/?lang=pt)


Em um casal, o marido é fenilcetonúrico e a esposa não, porém filha de um casal heterozigoto para a característica.

Eles querem saber a chance de terem uma criança com a doença. A resposta a esta pergunta é

Na década de 1950, o bioquímico austríaco Erwin Chargaff examinou a composição das bases do DNA de diversos organismos. Seu trabalho contribuiu para modificar a concepção, vigente à época, de que o DNA não é um polímero “chato e repetitivo”, mas sim uma molécula cuja composição permite carregar uma imensa quantidade de informações.

Com relação a composição e estrutura da molécula de DNA, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A quantidade de bases púricas e pirimídicas que compõem o genoma varia de uma espécie para outra.

( ) Uma base púrica sempre pareia outra base púrica e, consequentemente, no DNA de uma espécie o percentual de bases púricas é igual ao de pirimídicas.

( ) A molécula de DNA pode ser desnaturada pelo calor e a temperatura necessária para tal é tanto maior, quanto maior for a proporção de pares de bases A-T da molécula.


As afirmativas são, respectivamente,

A figura mostra o cariótipo de um indivíduo portador de uma alteração cromossomial (aneuploidia). Ela é uma variante da anomalia de cromossomos sexuais mais comum em indivíduos de determinado sexo.


Imagem associada para resolução da questão


O cariótipo acima pertence a um indivíduo do sexo biológico