Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


O heredograma anterior refere-se a uma característica controlada por um par de genes com dominância. Os símbolos escuros representam indivíduos que exibem o distúrbio ligado à característica recessiva. Em relação a esse heredograma e ao par de genes mostrado, assinale a opção correta.

A determinação sanguínea na população humana segue o padrão de alelos múltiplos, com co-dominância. Isso ocorre porque o alelo IA e o alelo IB são dominantes e o alelo i, que determina o sangue O, é recessivo. De acordo com esse padrão de herança, assinale a alternativa correta.
Supondo que uma população está em equilíbrio de HardyWeinberg, ou seja, as frequências gênicas são mantidas constantes ao longo das gerações. Nessa população, existe uma doença determinada por um gene alelo “a”. O alelo “A”, que faz com que as pessoas nasçam saudáveis, possui dominância completa em relação ao “a”. Sabendo-se que a frequência do alelo “a” é de 30%, assinale a alternativa que indica corretamente a frequência de indivíduos saudáveis nessa população.
Através de uma segunda mutação, o fenótipo original perdido, em razão de uma mutação anterior, pode se restaurar, pelo processo de mutação reversa. Essa mutação pode ocorrer de duas maneiras diferentes: por retromutação ou por mutação supressora. Sobre onde ocorrem esses dois tipos de mutações, analise as afirmativas a seguir.
I. Locais diferentes no mesmo gene da mutação original. II. Em genes diferentes e até mesmo em cromossomos diferentes. III. Local diferente do genoma, que anula os efeitos da primeira mutação. IV. Mesmo local gênico que a primeira mutação, restaurando a sequência de nucleotídeos do tipo selvagem.
Em relação à mutação supressora, está correto o que se afirma apenas em
Em 1942, H. F. Klinefelter descreveu anormalidades associadas com quantidades anormais dos cromossomos sexuais, em alguns indivíduos que, hoje, são conhecidas como a síndrome de Klinefelter. Esses indivíduos têm fenótipo masculino, mas também podem apresentar algumas características sexuais secundárias femininas e, geralmente, são estéreis. Podemos afirmar que três quartos de todos os casos de síndrome de Klinefelter apresentam o cariótipo:
Visualizar Questão Comentada