Filtrar


Questões por página:
A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva, em que o gene CTFR (Regulador da Condutância Transmembrana da Fibrose Cística) é afetado. Um casal teve cinco filhos, dos quais três morreram. Uma das mortes foi causada pelas complicações da fibrose cística. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o genótipo do casal para essa doença.
Relativo à genética e os processos hereditários, a cromatina é caraterizada como:
Nos mamíferos, o sexo biológico é determinado pela presença de dois cromossomos sexuais. As mulheres têm dois cromossomos sexuais X, enquanto os homens apresentam um cromossomo sexual X e um cromossomo sexual Y. Nos casos de herança que dependem do sexo, os genes estão localizados em cromossomos sexuais. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os cromossomos X e Y são considerados homólogos. ( ) Por ser uma doença recessiva ligada ao sexo, o daltonismo afeta mais os homens. ( ) Herança parcialmente ligada ao sexo é semelhante, na prática à herança autossômica. ( ) Somente homens podem ter hemofilia, por ser causada por um gene localizado na região não homóloga do cromossomo X.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Por convenção, na representação dos genótipos dos indivíduos, as representações gráficas (quadrados e círculos) preenchidas em preto representam alelos recessivos (a), enquanto as representações gráficas (quadrados e círculos) preenchidas em branco representam alelos dominantes (A). Observando o heredograma abaixo, assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão



Um profissional papiloscopista é designado para coletar as impressões digitais de um indivíduo morto há menos de duas horas para fins de identificação e levantamento de antecedentes criminais. Durante o procedimento de coleta das digitais, o papiloscopista percebe a ausência das chamadas cristas, ou seja, saliências características da epiderme dos dedos, formadas por arcos, voltas e espirais. Ao se deparar com tal situação, o papiloscopista, imediatamente, infere os prováveis motivos para a ausência das impressões digitais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma explicação plausível para a ausência de impressões digitais no corpo.