Filtrar


Questões por página:
Duas esferas de 2 cm³ cada encontram-se submersas em dois líquidos de densidades diferentes e presas, por fios finos, aos braços de uma balança que se mantém em equilíbrio conforme indicado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Tem-se ainda que a massa da esfera mergulhada no líquido do recipiente 1 é de 0,80 g e da esfera mergulhada no recipiente 2 é de 0,76 g. Sendo 1 g/cm³ a densidade do líquido do recipiente 1, então a densidade do líquido do recipiente 2 é de:
Um bloco de densidade 3 g/cm3 encontra-se totalmente submerso na água e suspenso por uma mola sem manter contato com o recipiente que contém o líquido conforme indicado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Se a tração exercida pela mola é de 0,8 N, então o bloco tem massa de: (Considere: d’agua = 1 g/cm3 ; g = 10 m/s2 .)

Imagem associada para resolução da questão


A figura precedente mostra uma esfera homogênea de volume V flutuando em um líquido de densidade constante igual a ρ; metade da esfera está submersa.


Considerando que a densidade da esfera seja constante e igual a ρe, julgue o próximo item.


Na situação de equilíbrio, a densidade ρ do líquido é igual a duas vezes a densidade ρe, isto é, ρ = 2ρe.

Qual a pressão em (Pa) exercida por um fluido de densidade 0,8 kg/m³ que preenche um recipiente cilíndrico de 2m de altura (adote g = 10 m/s² )?
O consumo energético primário da humanidade (energia extraída das fontes entre elas, por exemplo, petróleo, carvão, gás e fontes renováveis) é estimado hoje estar por volta de 500EJ por ano (E, exa,1018). Por sua vez a energia solar total irradiada anualmente sobre o planeta terra é de cerca de 4x106 EJ. Em caráter de comparação de escala, se utilizássemos cada uma dessas duas quantidades anuais de energia separadamente (consumo primário da humanidade e solar) para aquecer idealmente toda a água disponível na Terra, de cerca de 1 x 109 km3 (considerando que estivesse em estado líquido com calor específico de 4J/gºC, densidade d=1000kg/m3 ), a elevação da temperatura da água seria da ordem de: