Filtrar


Questões por página:


Imagem associada para resolução da questão


Considere-se que um tubo em forma de U contenha três líquidos ideais imiscíveis entre si, conforme ilustra a figura precedente, e que a pressão atmosférica seja a mesma nas superfícies livres dos líquidos e a aceleração da gravidade seja constante nessa região. Nessa hipótese, sabendo-se que o sistema está em equilíbrio e que h3 = 18 cm, d1 = 2d2 = 3d3, em que d1, d2 e d3 representam as densidades dos líquidos em questão, conforme indicados na figura, é correto concluir que a altura h2 é igual a

Uma garrafa pet de dois litros totalmente vazia e devidamente vedada encontra‐se 100% flutuando em água numa caixa d’água. Considere a massa específica da água na caixa d’água igual a 1 g/cm3, g = 10 m/s2 e desconsidere o peso da garrafa. Calcule a intensidade do empuxo sobre a garrafa vazia, e com V = 1.500 ml em seu interior, ambas totalmente submersas em água.

O que quase todo mergulhador sabe é que a doença descompressiva é causada por bolhas de nitrogênio, que se expandem no sangue ou nos tecidos do corpo, causando lesões em graus variáveis. (...) De maneira simples, vamos entender como as bolhas surgem. Segundo a Lei de Henry, “A solubilidade de um gás num meio líquido é diretamente proporcional à sua pressão parcial”. Traduzindo, quanto mais pressurizado estiver o gás, mais solúvel ele fica.

Fonte: http://www.brasilmergulho.com/doenca-descompressiva/, acessado em: 20/03/17.


Considerando a densidade da água como ρ = 1 g/cm3, o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a pressão atmosférica no nível da água 1 atm, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.

Um cubo de madeira de aresta 10 cm e cuja densidade é 0,6 g/cm3 ao ser colocado em um líquido cuja densidade é 0,8 g/cm3 flutua apresentando parte de seu volume fora do líquido. O volume de líquido deslocado por esse corpo é igual a:
Duas esferas de 2 cm³ cada encontram-se submersas em dois líquidos de densidades diferentes e presas, por fios finos, aos braços de uma balança que se mantém em equilíbrio conforme indicado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Tem-se ainda que a massa da esfera mergulhada no líquido do recipiente 1 é de 0,80 g e da esfera mergulhada no recipiente 2 é de 0,76 g. Sendo 1 g/cm³ a densidade do líquido do recipiente 1, então a densidade do líquido do recipiente 2 é de: