Filtrar


Questões por página:

Quanto ao procedimento de lavagem das mãos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I É indicado higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais, ou após uso do banheiro.

II Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente.

III A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

IV O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos; seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os 5 momentos para higienização das mãos em sua ordem correta são:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) Embalagem para esterilização de produtos para saúde é o invólucro que permite a entrada e saída do ar e do agente esterilizante e impede a entrada de microrganismos.
( ) Detergente é o produto destinado a limpeza de artigos e superfícies por meio da diminuição da tensão superficial, composto por grupo de substâncias sintéticas, orgânicas, líquidas ou pós solúveis em água que contêm agentes umectantes e emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis ou espuma no instrumento ou na superfície.
( ) Pré-limpeza é a remoção da sujidade invisível presente nos produtos para saúde.
( ) Limpeza é a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização.
Durante a higienização oral de um paciente inconsciente, o auxiliar de enfermagem, poderá usar como anti-séptico oral:
Para a realização de um cuidado de enfermagem adequado, é fundamental que o técnico de enfermagem identifique as alterações clínicas no paciente. Portanto, durante o banho no leito, o profissional deve realizar a inspeção da pele com o objetivo de detectar as lesões elementares. São exemplos de lesões sólidas, de acordo com a classificação de Bechelli e Curban (1975):