Filtrar


Questões por página:
O exame clínico de paciente com 11 anos de idade, sexo feminino, mostra a superfície oclusal dos dentes 15,25,35 e 45 com aspecto de giz. Na entrevista diagnóstica, a paciente relata consumo diário de refrigerantes. A mãe da paciente queixa-se da dificuldade em lidar com os “exageros” da filha, detalhando uma ingestão de até três latas de refrigerante ao dia. Os procedimentos para prevenção da cárie dentária
I. privilegiam a aplicação de selantes oclusais ionoméricos na zona de estagnação do biofilme dos dentes 15,25,35 e 45. II. implicam a aplicação tópica de fluoretos, visando a uma ação local cada vez que o pH bucal cai a níveis críticos após a ingestão de refrigerante, garantindo a saturação do meio bucal com íons que compõem a fluorapatita. III. necessitam de orientação individual à paciente, uma vez que há evidências da efetividade de abordar o consumo de refrigerante como um fator comum de risco à cárie e à obesidade. IV. demandam que o profissional ajude a paciente a explorar suas atitudes quanto à saúde bucal e descobrir seus valores quanto à saúde, estabelecendo uma negociação de objetivos de saúde bucal para auxiliá-la na redução do consumo de refrigerante.
Está correto o que consta APENAS de


Considerando-se as estruturas dos componentes da polpa dental mostradas na ilustração precedente, é correto afirmar que a

A respeito da polpa dental, seus componentes e suas funções, assinale a opção correta.

Um homem de vinte e três anos de idade fraturou o dente 21 em um jogo de polo aquático. O fragmento dentário não foi recuperado. O dente, tratado endodonticamente havia dois anos, em decorrência de outro episódio de trauma dentário, apresentava falha de condensação lateral e lesão apical. A fratura aconteceu a 1 mm da crista óssea com perda total da coroa dentária. A linha de sorriso é alta e a gengiva delgada, com 2 mm de gengiva inserida e profundidade de sondagem de 1 mm nos dentes vizinhos.


Assinale a opção que apresenta a sequência do plano de tratamento mais adequada para esse caso clínico.

Uma mulher com vinte e sete anos de idade é portadora de lesão na região do canino e do incisivo lateral superior esquerdo. Ao exame radiográfico, foi identificada uma lesão radiolúcida com borda corticalizada, além de calcificações no interior da massa tumoral, o que promovia o deslocamento das raízes do canino e do incisivo lateral.


Nesse caso clínico, o diagnóstico mais provável é de