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A blogueira cubana Yoani Sánchez relatou uma conversa que teve com um rapaz berlinense: “ 'Es de Cuba? Da Cuba de Fidel ou da Cuba de Miami?'. Meu rosto ficou vermelho (...) e lhe respondi (...): 'Garoto, eu sou cubana de José Martí'(...)". (SÁNCHÉZ, Yoani. Cubanos e ponto. Blog Geração Y. Publicado em 07 de abril de 2013. Disponível em: http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/). *José Martí (1853-1895) – ativista da independência cubana
Considerando o excerto acima e os protestos que marcaram a visita de Yoani Sánchez ao Brasil em fevereiro de 2013, e que indicam os embates ideológicos acerca da história contemporânea de Cuba, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A blogueira se identifica com a situação em que se encontrava Cuba antes do domínio norte-americano e do regime socialista, durante a presidência de José Martí, que levou o país a um período de prosperidade econômica e justiça social.

( ) A maioria dos protestos que marcaram a visita de Sánchez ao Brasil era de simpatizantes do regime socialista cubano, que acusavam a blogueira de se aliar aos Estados Unidos para difamar os avanços sociais e a soberania política instaurados pela Revolução Cubana.

( ) Com a passagem de Sánchez pelo Brasil, houve conflitos entre simpatizantes brasileiros do regime socialista e refugiados cubanos no Brasil, que consideram a blogueira uma herdeira da luta libertária iniciada por José Martí na resistência ao domínio castrista.

( ) Em sua resposta, a blogueira associou-se a um símbolo de independência cubana em relação ao domínio colonial, afastando-se tanto do regime socialista implantado após a Revolução Cubana, quanto da oposição norteamericana ao regime socialista, simbolizada pelo embargo a Cuba e pelos refugiados cubanos em Miami.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
“Sem colonização não há uma boa conquista, e se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas”. Era assim que Francisco Lopes Gómara, autor da História geral das Índias, ou da América espanhola, referia-se ao processo de ocupação hispânica na América. Sobre essa direta ligação entre colonização e conversão, é correto afirmar que, na América Espanhola,
A concepção de diversidade populacional como propulsora das características coloniais lusitana e hispânica permitirá o estudo deste processo histórico, conduzindo o educador e o educando à compreensão desse processo continuo que suscita inúmeros debates ainda nos dias atuais. Sobre o ensino da expansão econômica europeia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI, assinale a alternativa incorreta.
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O Texto acima transmite uma opinião sobre um dos grandes revolucionários da América Latina: Ernesto Guevara de la Serna. Com base nos conhecimentos sobre Cuba e processo revolucionário, considere as afirmativas a seguir:

I - Após sua libertação no ano de 1955, Fidel Castro viajou ao México para organizar uma nova insurreição. Com seu irmão Raúl, Fidel iniciou o projeto para retornar a Cuba e depor Batista. No México, os irmãos Castro conheceram o médico argentino Ernesto Che Guevara, que aderiu ao movimento.

II - Em novembro de 1956, mais de cem homens embarcaram rumo a Cuba. A viagem atrasou três dias e as forças de Batista descobriram o plano revolucionário. Ao chegar à costa cubana, os insurgentes não foram alvos fáceis para os militares, visto que após o desembarque esconderam-se em Sierra Maestra e dividiram-se em grandes grupos para organizar novos ataques.

III - Em 1957, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba, adotando imediatamente várias medidas de impacto na política interna e externa do país.

IV - No ano de 1961, norte-americanos e cubanos cortaram relações diplomáticas. Fidel então declarou um Estado socialista. No ano seguinte, o governo dos Estados Unidos impôs um severo embargo econômico.

Assinale a alternativa correta:

O século XX é considerado o século das revoluções. A partir de 1917, quando a autocracia czarista foi derrubada, as utopias engendradas pelo século XIX buscaram materializar-se. A rigor, as revoluções se universalizaram, indo da Europa à Ásia, da América à África. Relativamente às revoluções do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.

A Revolução Mexicana, de 1910, foi desencadeada a partir de uma questão político-eleitoral, a reeleição de Porfirio Díaz, e ganhou densidade com as demandas sociais, especialmente as do campo.