Filtrar


Questões por página:
“No discurso que dirige aos delegados do Conselho Econômico e Social Interamericano, reunidos na cidade uruguaia de Punta del Este [...] o ministro cubano Ernesto ‘Che’ Guevara toca num ponto sensível. Ao denunciar que sem a vitória da Revolução Cubana não existiria a festejada ‘Aliança para o Progresso’ – o programa do recém-eleito Presidente John Kennedy para o desenvolvimento econômico e social da América Latina [...]. Sem a Cuba de Fidel, a América Latina continuaria no último plano das preocupações políticas e estratégicas dos Estados Unidos nos quadros da Guerra Fria” (Martins Filho,1999). Considerando o contexto histórico da Revolução Cubana, enumere os fatos a seguir de acordo com a sequência cronológica correta.

( ) Êxodo de Camarioca. ( ) Expedição do Granma. ( )Ataque ao Quartel Moncada. ( )Crise dos Mísseis. ( ) Invasão da Baía dos Porcos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Antes da chegada dos espanhóis, o Império Inca apresentava uma sociedade complexa, bem organizada e com uma economia de reciprocidade. A respeito do Império Inca, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Os incas tinham uma sociedade igualitária, na qual a propriedade era comunitária e não existia uma divisão entre os grupos sociais, enquanto a economia era baseada na troca direta sem a intervenção dos administradores do império.

(__)A sociedade inca era baseada em uma economia de mercado livre, na qual comerciantes privados controlavam a maior parte da produção e da distribuição de bens por meio da mita, enquanto a organização social era hierárquica, com o soberano no topo e uma classe de dependentes ao redor.

(__)A economia dos incas fundamentava-se na organização comunitária do ayllu, na qual os recursos eram redistribuídos pelo império, e a sociedade apresentava uma estrutura estratificada, com um soberano no topo dessa sociedade hierárquica.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A respeito do tempo e do calendário entre os povos mesoamericanos, é correto afirmar que:
Os processos de independência e formação dos Estados Nacionais latino-americanos, no século XIX, foram fortemente marcados pelo ideário liberal e republicano europeu. Contudo, em sociedades estruturadas pela herança colonial, pela escravidão e pelo poder agrário, a emancipação política não significou ruptura com as hierarquias sociais preexistentes. Nesse contexto, pode-se afirmar que o sentido histórico das independências latino-americanas expressou:
A alternativa que melhor caracteriza o sistema de plantation no contexto da colonização americana: