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Disciplina:
História
“Em 1492, os europeus entraram em contato com um continente até então inesperado e não imaginado. Quando Cortés, em 1519, entrou em Tenochtitlán, e Pizarro, em 1534, em Cusco, já tinham alguma experiência com os países que conquistaram. Apesar disso, repetiram-se aí as emoções da completa novidade em seu encontro com os mundos dos asteca e inca”.
ZUIDEMA, R. Tom. O encontro dos calendários andino e espanhol. IN: BONILLA, Heraclio (org.). Os conquistados: 1492, e a população indígena das Américas. São Paulo: Hucitec,2006, p.285.
O encontro entre Pizarro e o imperador inca Atahualpa em 1532 é frequentemente retratado como um dramático momento de encontro entre civilizações. Sobre este encontro e o contexto histórico que lhe é correlato, analise as afirmativas abaixo.
I. Atahualpa era, à época do encontro com Pizarro, o monarca absoluto daquele que era o maior e mais adiantado estado do Novo Mundo, o império Inca.
II. Pizarro, representando o rei Carlos I da Espanha, trazia consigo vantagens militares para as quais os incas não estavam preparados, como armas de aço e armaduras.
III. O fato do encontro entre Pizarro e Atahualpa ter ocorrido logo após a chegada de Cristóvão Colombo no continente explica os motivos pelos quais as doenças endêmicas não terem um papel importante na vitória de Pizarro sobre Atahualpa.
IV. O encontro entre Pizarro e Atahualpa foi possível pelo desenvolvimento da tecnologia marítima europeia, catalisadora das grandes navegações.
Estão corretas as afirmativas:
ZUIDEMA, R. Tom. O encontro dos calendários andino e espanhol. IN: BONILLA, Heraclio (org.). Os conquistados: 1492, e a população indígena das Américas. São Paulo: Hucitec,2006, p.285.
O encontro entre Pizarro e o imperador inca Atahualpa em 1532 é frequentemente retratado como um dramático momento de encontro entre civilizações. Sobre este encontro e o contexto histórico que lhe é correlato, analise as afirmativas abaixo.
I. Atahualpa era, à época do encontro com Pizarro, o monarca absoluto daquele que era o maior e mais adiantado estado do Novo Mundo, o império Inca.
II. Pizarro, representando o rei Carlos I da Espanha, trazia consigo vantagens militares para as quais os incas não estavam preparados, como armas de aço e armaduras.
III. O fato do encontro entre Pizarro e Atahualpa ter ocorrido logo após a chegada de Cristóvão Colombo no continente explica os motivos pelos quais as doenças endêmicas não terem um papel importante na vitória de Pizarro sobre Atahualpa.
IV. O encontro entre Pizarro e Atahualpa foi possível pelo desenvolvimento da tecnologia marítima europeia, catalisadora das grandes navegações.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
História
“Na América Latina, e particularmente no Equador, sob o guardachuva da ‘interculturalidade’, os livros escolares respondem a uma política de representação que, incorporando muitas imagens de indígenas e povos negros, só servem para reforçar estereótipos e processos coloniais de racialização. Na formação docente, a discussão sobre a interculturalidade encontra-se, em geral, limitada ao tratamento antropológico da tradição folclórica. Em sala de aula, sua aplicação é, na melhor das hipóteses, marginal”.
Adaptado de WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder, Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas,2019.
A partir do trecho, e com base na obra citada, assinale a afirmativa correta sobre os conceitos de interculturalidade e decolonialidade aplicados ao ensino de história.
Adaptado de WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder, Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas,2019.
A partir do trecho, e com base na obra citada, assinale a afirmativa correta sobre os conceitos de interculturalidade e decolonialidade aplicados ao ensino de história.
Disciplina:
História
Em meio à violência decorrente da conquista espanhola na Mesoamérica, grupos indígenas formularam adaptações capazes de devolver sentido ao mundo, resistindo ao processo de conquista do seu imaginário. Para S. Gruzinski, o choque entre os dois povos exigiu uma série de reinvenções culturais por parte dos indígenas, que resultaram em uma “cultura mestiça e moderna”.
Com base na perspectiva de Serge Gruzinski a respeito da “colonização do imaginário”, estão corretas as opções a seguir, exceto uma. Assinale-a.
Com base na perspectiva de Serge Gruzinski a respeito da “colonização do imaginário”, estão corretas as opções a seguir, exceto uma. Assinale-a.
Disciplina:
História
Segundo a historiadora Maria Ligia Prado, “Varnhagen e von Martius, ideólogos do Império, escreveram a história oficial do Brasil, e defendiam a monarquia que se opunha às ‘repúblicas caóticas’ da parte espanhola. Dessa maneira, estava clara a diferença que se devia estabelecer entre ‘nós’ e ’eles’, entre o Brasil e os demais países da América do Sul, onde campeavam a desordem, a desunião e a fragmentação, todas alimentadas pelas ideias republicanas”.
Adaptado de PRADO, Maria Ligia. O Brasil e a distante América do Sul. In Revista de História,145,2001, p.131-2.
A respeito das diferentes trajetórias das nações latinoamericanas após suas independências, com base no trecho citado, é correto afirmar que
Adaptado de PRADO, Maria Ligia. O Brasil e a distante América do Sul. In Revista de História,145,2001, p.131-2.
A respeito das diferentes trajetórias das nações latinoamericanas após suas independências, com base no trecho citado, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
História
Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina, de uma maneira geral, estavam imbuídos do ideário burguês liberal como justificativa de seus atos. Alguns, penso eu, acreditavam profundamente naquilo que pregavam. Em nome das ideias de liberdade, igualdade jurídica, legitimidade de propriedade privada, dentre outras, fizeram a independência e aceitaram mesmo algumas alterações mais profundas nas relações sociais, porque tiveram que enfrentar situações limites. (PRADO,1994. P.70.)
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto: