Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

Os princípios arquivísticos, entre eles o princípio de respeito aos fundos, que fundamentam a prática arquivística contemporânea foram elaborados nos últimos quarenta anos, principalmente a partir da chamada explosão da informação.
A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.

As dificuldades de implantação do programa de gestão de documentos estão relacionadas ao papel histórico dos arquivos nacionais. Essas instituições eram reconhecidas por uma atuação mais passiva de custódia dos documentos.
Relativamente ao tema documentação assinale a alternativa CORRETA:

I. Do ponto de vista bibliográfico, documento é qualquer obra manuscrita ou impressa;

II. Com o surgimento da informática a documentação perdeu importância no processo de tomada de decisão;

III. No passado a documentação era estática, funcionava como um simples arquivo;

IV. A documentação, juridicamente falando, representa uma prova em favor de fato ou informação;
A respeito da função descrição, julgue o item a seguir.

Os instrumentos de pesquisa nos arquivos seguiram, durante muito tempo, os caminhos impostos pela historiografia.