Filtrar


Questões por página:
Em sua obra História da Arte (2013), Graça Proença apresenta uma análise abrangente dos principais movimentos artísticos ao longo da história, destacando suas características e significados. Sobre os estilos artísticos abordados na obra, assinale a alternativa correta.
No livro Arte, História e Ensino: Uma Trajetória (2002), Dulce Osinski explora como as academias artísticas, inspiradas pelos ideais renascentistas, atuavam durante a Idade Moderna. Sobre o ensino de arte nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
Bastante vinculada à religião e à vida pós-morte, com traços centrais como lei da frontalidade, bidimensionalidade, hierarquia de escala, simetria, e uso de materiais: pedra, madeira, papiro e hieróglifos integrados às imagens.

Tais características se referem à Arte:
O termo “Arte Indígena Contemporânea” (AIC) foi criado pelo artista, curador e pesquisador Jaider Esbell, da etnia Makuxi.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da AIC.

( ) Trata-se de um movimento de empoderamento que propõe reflexões cosmológicas sobre a humanidade e o meio ambiente.
( ) O atual momento da arte indígena se caracteriza pelo distanciamento das tecnologias de comunicação e informação, em favor de uma retomada dos modos tradicionais de criação.
( ) Foi marcada por transformações sociais, políticas e à luta por direitos, refletindo momentos históricos, como o fortalecimento das identidades dos povos originários após a Constituição de 1988.
( ) Além de Esbell, Daiara Tukano, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco são importantes nomes da AIC.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que contenha somente nomes das vanguardas artísticas europeias do início do século XX.