Filtrar


Questões por página:
Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
O lead foi introduzido no Brasil em 1950 pelo jornal Diário Carioca. Ainda hoje tem como objetivo fornecer ao leitor uma síntese do acontecimento e observa uma estrutura de enunciação específica.
Desse modo, o lead clássico, composto por seis elementos (3Q + O + C + P), na ordem direta do discurso (voz ativa), apresentaria, respectivamente:
“O Brasil veio a conhecer a atividade de imprensa relativamente tarde em relação a outros países do continente. Enquanto ela chegou ao México em 1539, ao Peru em 1583 e às colônias inglesas por volta de 1650, a reprodução gráfica aportou no Brasil sob o manto da coroa portuguesa, fugida para cá em 1808” (MARINGONI, Gilberto. AGOSTINI, Angelo. A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal,1864-1910. Pg.26. Devir Livraria, 2011).
São características predominantes de determinada publicação datada de 10 de setembro de 1808: o fato de ser a única permitida a circular na colônia; a existência de textos elogiosos a respeito da família reinante; possuir quatro páginas e não apresentar imagens.
A publicação impressa a que o enunciado se refere é:
Visualizar Questão Comentada
Em seu livro Comunicação e Jornalismo: a saga dos cães perdidos, Ciro Marcondes Filho divide a história do jornalismo em quatro fases, a saber:

1. Primeiro Jornalismo - de 1789 a 1830

2. Segundo Jornalismo - de 1830 a ± 1900

3. Terceiro Jornalismo - de ± 1900 a ± 1960

4. Quarto Jornalismo - de ± 1970 a atualidade

Correlacione cada um dos momentos a suas respectivas características

( ) Grupos monopolistas dominam a imprensa, grandes tiragens, uso da fotografia e cresce a influencia da indústria publicitária e das relações públicas nos jornais.

( ) Jornal passa a ter que dar lucro, adota-se a composição mecânica e as rotativas, surgem as agências de informação com a Havras, impulsionadas pela invenção do telefone e do telégrafo.

( ) Toda a sociedade produz informação, crise na imprensa, alteração nas funções do jornalista motivadas pelas redes e sistemas de informação informatizados.

( ) Surgimento da estrutura de redação, jornais com economia deficitária e escritos por diversos tipos de profissionais, tais como escritores políticos e cientistas.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo
Visualizar Questão Comentada
No século XIX, importantes ilustradores participavam da edição de revistas ilustradas brasileiras, das quais pelo menos duas tinham nomes de inseto.
Assinale a opção que as indica.