Filtrar


Questões por página:
O jornal diário “Última Hora” marcou a história da imprensa brasileira com inovação: foi um veículo ágil, movimentado, que tinha várias edições por dia. Chegou a ser publicado em sete cidades, apresentando um jornalismo popular de qualidade, que articulava discussão política e temas como futebol, movimento sindical, criminalidade, rádio e cinema. Nesse sentido, o criador e dirigente do jornal, entre os anos de 1951 e 1971, foi:
O jornal “Diário Carioca” marcou a história do jornalismo brasileiro pelo seu caráter inovador. A partir de 1950 passou a implementar, de forma pioneira, as técnicas de redação características do jornalismo moderno. Considerando as inovações adotadas, assinale a alternativa CORRETA.
A imprensa no Brasil começa oficialmente em 1808, quando a família real portuguesa chega no país. Em maio, Dom João VI criou a “Impressão Régia” e, em setembro, o jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Pouco antes, em junho daquele ano, Hipólito José da Costa edita o “Correio Braziliense”, ou “Armazém Literário”, em Londres, onde vivia como exilado. Dessa forma, sobre o início da imprensa no Brasil, assinale a opção INCORRETA.
Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
O lead foi introduzido no Brasil em 1950 pelo jornal Diário Carioca. Ainda hoje tem como objetivo fornecer ao leitor uma síntese do acontecimento e observa uma estrutura de enunciação específica.
Desse modo, o lead clássico, composto por seis elementos (3Q + O + C + P), na ordem direta do discurso (voz ativa), apresentaria, respectivamente: