Filtrar


Questões por página:
A Ópera “Dafne”, apresentada em 1597, cuja letra foi escrita por Rinuccini e musicada por Jacopo Peri, foi considerada uma das primeiras óperas conhecidas, uma espécie de ópera primitiva. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a inspiração para essa primeira obra dramática musicada.
Sobre o ensino de dança e teatro no Brasil, analise a sentença abaixo:

Nas escolas brasileiras no início do século XX, tais linguagens artísticas eram identificadas no currículo escolar como práticas não obrigatórias, reconhecidas quando faziam parte de festividades escolares (1ª parte). De acordo com o histórico do ensino de Arte no Brasil (PCN-Arte), “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar” (2ª parte). Isso acontecia, pois, naquela época, essas disciplinas podiam ser ensinadas sem aprofundamento dos saberes referentes a cada uma delas, como em oficinas (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Sobre a criação do Teatro no Brasil, assinale a alternativa correta.
As pedagogias teatrais inspiram educadores e artistas, além de desempenhar um papel fundamental na formação e desenvolvimento das identidades de crianças e adolescentes. Uma forma de teatro interativo em que o público, ao assistir a uma cena de conflito social ou opressão, pode interromper a ação para propor soluções alternativas, assumindo temporariamente o papel dos personagens. Essa é a compreensão de qual método teatral?
Em 1961, o crítico Martin Esslin cunhou a expressão “teatro do absurdo”. Para ele, as obras de Beckett e Ionesco, entre outras, expressavam artisticamente a natureza absurda da existência, tal como era discutida pelos pensadores do existencialismo (Jean-Paul Sartre e Albert Camus). Em termos filosóficos gerais, o Absurdo representaria a condição de ininteligibilidade a que chegou o homem moderno em face de suas pretensões humanistas e da realidade em que vive, que contraria frontalmente as primeiras.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a dramaturgia de Samuel Beckett e Eugène Ionesco.
I. É marcada por situações ilógicas, diálogos desconexos e fragmentados que permitem explorar a falta de sentido da vida e da comunicação humanas.
II. Do ponto de vista estético, ainda que se recuse a validade filosófica do Absurdo, este representa uma reação revolucionária contra a camisa de força do Realismo.
III. Apesar da presença de diálogos ilógicos, os personagens têm complexidade psicológica, motivações claras e dúvidas geradas pelos conflitos internos resultantes de situações da vida cotidiana.

Está correto o que se afirma em: