Filtrar


Questões por página:
A impressão de uma árvore de natal com luzes vermelhas, azuis e verdes dentro de um ambiente completamente escuro. Um forte ruído que chama a atenção das pessoas que circulam pela Tate Modern em Londres. Esses são alguns dos elementos que compõem a instalação Babel, do artista plástico carioca Cildo Meireles, que levou oito meses para ser finalizada. Trata-se de uma obra de arte de cinco metros de altura feita por mais de 900 rádios dos mais diferenciados modelos e épocas, todos sintonizados em estações mundiais. A experiência provoca confusão no espectador que tem os sentidos submetidos a ruídos e falas nas mais diversas línguas. Muito se diz e nada se entende, mais ou menos como a nossa comunicação baseada no excesso de informações e na falta de entendimento entre todos.
Imagem associada para resolução da questão


(extraído de https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimasnoticias/cultura-silencio-e-sons-percorrem-asinstalacoes-de-cildo-meireles/acesso em 04 de novembro de 2021)
O objetivo do artista Cildo Meirelles ao reviver o mito mesopotâmico, tão representativo da cultura judaico-cristã na modernidade é promover a reflexão sobre a:

Utilize os textos para responder a questão:

TEXTO I

Imagem associada para resolução da questão

O que torna os lares de hoje tão atraentes, tão

envolventes? 1956 – Richard Hamilton.


TEXTO II


O culto ao corpo aliado à beleza que pode ser criada e cultivada nas academias, músculo a músculo, protagonizando histórias a serem vividas no cinema e nas revistas por celebridades aparentemente sensuais e felizes, aparece como uma premonição da contemporaneidade no trabalho pioneiro de Richard Hamilton. Sim! Pioneirismo por se tratar de um tema tão atual ainda em 1956, quando o narcisismo corporal e a cultura das celebridades era ainda incipiente, ocupando um mass media que ainda não aparecia em selfies ou nas incriadas rede sociais.

O corpo como um templo ao consumo, seja o consumo da aparência atlética ou da felicidade, conquistada pela posse de um sem-fim de objetos que facilitam o cotidiano, tornando-se imprescindível tê-los um a um, montando uma rede de propriedade e afetos que chamamos lar. (Trecho extraído do e-book “Arte em Movimento” 50 análises para Enem e Vestibulares – Consuelo Holanda e Nathália de Freitas)

A obra colagem de Richard Hamilton é um dos primeiros ícones da Pop Art. A partir da análise dos textos acima, é possível inferir que a Pop Art:

Analise as imagens abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard.


Dispersas pelas ruas de Paris, as elegantes entradas das estações do Métropolitain (metrô) são um monumento coletivo à Belle Époque da cidade do final do século XIX e início do século XX. Com o trabalho sinuoso modelado a partir de plantas estilizadas, as entradas do metrô agora figuram entre os mais famosos emblemas arquitetônicos da cidade. No entanto, devido à cautela da cidade em face à industrialização e da decisão do arquiteto Hector Guimard de utilizar uma estética arquitetônica então nova, levaria décadas antes que as entradas ganhassem a ilustre reputação que agora desfrutam.


https://www.archdaily.com.br/br/880796/classico s-da-arquitetura-entrada-das-estacoes-de-metrode-paris-hector-guimardacesso em 13 de agosto de 2020.


A estética comum entre as fotos do final do século XIX e a da atualidade, bem como a descrição do texto associam as produções apresentadas à (ao):

A tragédia Grega pode ser qualificada em seis elementos constitutivos, sendo elas a fábula (ação ou enredo), o personagem (ethos, caráter), a elocução ou dicção, o pensamento (dianóia), o espetáculo em cena, e o canto (melopéia). A Comédia é um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga. Trata-se de um gênero crítico burlesco. Em relação às características do gênero, comédia e tragédia grega, assinale a alternativa incorreta.
A ideia de Arte estabelece uma relação complexa com diferentes saberes e culturas do mundo. Cada sociedade, nas diferentes épocas e lugares, elabora seus padrões artísticos e percebe a arte ao seu modo. A arte é vista, também, como ação social, campo de produção simbólica, espaço de questionamento, intervenção e transformação da realidade, na relação com modos e modelos de pensar, fazer, ser e viver. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Para a Arte, a palavra estética possui um significado muito amplo. Costuma-se dizer que a arte provoca uma experiência estética, em quem entra em contato com ela. Ela pode aguçar os nossos sentidos de uma maneira única, deste modo, uma mesma obra de arte provoca experiências estéticas iguais nas pessoas.
( ) A Arte possibilita que as pessoas leiam o mundo não apenas pela praticidade dos objetos ou pelo olhar utilitário, mas que se olhe o mundo através de suas manifestações humanas, seus sentimentos e existência que a cultura carrega. Em sua diversidade, a arte educa, emociona, provoca reflexões, tira o espectador do seu lugar comum.
( ) A Arte não é só o conhecimento da atividade social que exibe o belo e o feio, mas também é um modo de praticar e transmitir cultura. Para várias culturas, a arte ainda está relacionada à beleza, por isso essa associação imediata ainda é comum até hoje.
( ) Quando nos referimos a Arte como linguagem, estamos afirmando que por meio da forma e de seu conteúdo ela anula significados, visto que sua materialidade possui uma existência física concreta, capaz de produzir um pensamento cultural.
( ) Toda criação é intuitiva, são hipóteses que o ser humano levanta espontaneamente. Na arte a verificação se dá através da obra, na ciência se dá pela comprovação científica da hipótese levantada, analisada por outros cientistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.