Filtrar


Questões por página:

Se a renda gerada pela economia cafeeira foi fundamental para a implantação e a expansão da indústria brasileira, a indústria goiana também se beneficiou dela. Até o início do século XX, a indústria goiana baseava-se em atividades artesanais, com o beneficiamento de produtos fornecidos pela agricultura e pela pecuária, como engenhos rudimentares de fabricação de açúcar e aguardente, abate de bovinos e fabricação de doces e produtos do leite.


Internet: <www.imb.go.gov.br> (com adaptações).


Com relação ao processo de formação econômica de Goiás, assinale a alternativa correta.

Quanto às regiões de planejamento do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
Intermodalidade é o nome dado à utilização de duas ou mais modalidades de transporte; quando disponibilizada em uma região, ela pode representar um fator estratégico, permitindo uma retenção de custos conectada ao aumento da qualidade nos serviços ofertados.
Internet: <www.imb.go.gov.br> (com adaptações).
A respeito da infraestrutura de transporte presente no território goiano e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a economia de Goiás está crescendo fortemente e que a expansão do emprego registrada no ano passado é uma tendência que deve se confirmar durante 2018. "Percebemos em Goiás uma evolução muito forte, voltando, inclusive, aos índices econômicos de 2013, antes da crise. Ou seja, a economia de Goiás cresceu muito".


Internet: <www.dm.com.br>.


Acerca do desempenho da economia goiana ao longo dos anos e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Plano do Desenvolvimento Econômico de Goiás
O Plano do Desenvolvimento Econômico de Goiás, aprovado pela Lei 3.040, de 7 de novembro de 1960, para ser executado no período 1961-1965, seria uma tentativa de planejamento regional em que, sem abandonar a tutela da política federal, a administração estadual pretendia, dentro de seus próprios recursos mediantes a coordenação e sistematização dos investimentos que seriam realizados no Estado pelas três esferas do governo e pela iniciativa privada, a formulação de uma nova estrutura econômico-social que superasse a realidade vigente pela elevação do nível de vida da coletividade goiana, pela valorização do indivíduo moral, intelectual e material.
ALMEIDA, José. Uma experiência de Planejamento Regional em Goiás. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v.18, n.3, set.1964.
Escrito na Revista Brasileira de Economia, o texto aborda o planejamento econômico regional no estado que dialogava com a política