Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.


Festa do Batuque: o batuque de terreiro é realizado em Flores de Goiás. Uma festa que ocorre no mês de julho e segue sendo uma referência da tradição negra na região. É composta por meio de batuques, através do instrumento bumba e ressalta a expressividade corporal da dança afro-brasileira.


LIGÉRO. L. et al. Manual de ações para o fomento do afroturismo em Flores de Goiás. ENAP, Brasília,2023, p.13. [Adaptado].



O evento mencionado demonstra a influência cultural de qual povo?

Leia o texto a seguir.


Apesar da forte pressão inicial por parte do poder, no sentido de impedir sua instalação e atividade na região de Goiás, o engenho para produção de cachaça e rapadura foi o que, de certa forma, conseguiu se manter como atividade paralela à mineração nesse primeiro momento da colonização inclusive com a obtenção de um considerável lucro.


COELHO, G. N. GOIÁS: A OCUPAÇÃO PELA AGROPECUÁRIA. História Revista, Goiânia, v.2, n.2,1997, p.28. [Adaptado].



Qual característica da economia goiana do século XVIII o texto demonstra?

A padroeira do município de Flores de Goiás é
Questão Anulada
Sobre os acontecimentos que fazem parte da História de Palestina de Goiás, analise as afirmações abaixo:
I O nome do povoado foi disputado em plebiscito, sendo que a discussão foi entre Palestina e Jerusalém, ambos os nomes de referência religiosa.
II A região de Palestina de Goiás possui um complexo de vários sítios arqueológicos, com datação de aproximadamente 4 mil anos, sendo o mais conhecido deles e popularmente chamado de “Pedra da Pintura”.
III O nome Palestina foi uma homenagem às famílias sírio-libanesas que para cá vieram atuando ativamente no comércio do povoado.
IV Palestina de Goiás, região situada no norte goiano, apresenta como característica a existência de sítios arqueológicos.
É correto apenas o que se afirma em
O Rio Maranhão, que compõe a hidrografia de Padre Bernardo, tem origem na bacia hidrográfica