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Considere o seguinte texto que apresenta o compromisso do governo brasileiro para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré:

Artigo VII

Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila-Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Mato-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré. Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas

(http://www2.mre.gov.br/dai/b_boli_11_927.htm)

O artigo foi retirado do Tratado de

Em Porto Velho, na região do Alto rio Madeira, a ocupação se intensificou durante o ciclo da borracha, entre os anos de 1840 e 1910, atraindo milhares de migrantes, em sua maioria

Observe o texto e o mapa apresentados.



Em 2006 o IBAMA recebeu o estudo de Impacto Ambiental do megaprojeto das usinas hidrelétricas do Rio Madeira [...], sendo ele um dos maiores corredores de biodiversidade da Amazônia, a exigência na época desse processo para realização das obras, visava principalmente identificar e avaliar todos os efeitos físicos, ecológicos, socioeconômicos e culturais do empreendimento.

Considerando as informações do texto e a localização das obras, um dos impactos socioambientais que poderia ocorrer na região seria:

Por sua heterogeneidade fisionômica, a floresta tropical super úmida de Rondônia costuma ser dividida em três grandes estratos florestais:mata de terra firme, mata do igapó e a mata de várzea. Podemos caracterizar cada uma delas, respectivamente, como parte da floresta:
Os graves problemas ambientais de Rondônia resultam emconsequências sociais relevantes, como: