Filtrar


Questões por página:

Com o desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas, foi criado, na Era Vargas, o território federal de Guaporé, cuja capital era Porto Velho. Antes de se tornar estado no início dos anos 80 do século XX, o antigo território passou a se chamar território federal de Rondônia em 1956, em homenagem a um importante personagem da História do Brasil, conhecido protetor dos indígenas e responsável pela instalação da rede telegráfica que contribuiu para a integração do extremo oeste brasileiro.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção que apresenta o nome da personalidade que recebeu a referida homenagem.

    Os dois primeiros séculos de colonização no Brasil foram marcados pela ocupação da faixa litorânea, sobretudo da nordestina, em decorrência da importância da agroindústria açucareira nesse período. Formalmente, o Tratado de Tordesilhas definia como pertencentes à Espanha as terras situadas na porção centro-oeste do território brasileiro, sendo a exploração de riquezas minerais no século XVIII e a escravização de indígenas fatores decisivos para a penetração de desbravadores nessa área.

Considerando-se o fragmento de texto acima, é correto afirmar que a decisão geopolítica tomada pela metrópole portuguesa que estimulou a implantação dos primeiros núcleos coloniais no atual território de Rondônia na segunda metade do século XVIII foi a

Rondônia apresenta um relevo suavemente ondulado, em que mais de 90% do território tem altitude entre 100 m e 600 m,sendo constituída de uma rica hidrografia, cujos principais rios são Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré. O índice de urbanização do Estado, por sua vez, é bem próximo da média nacional.

Considerando as informações acima e o atual cenário geográfico de Rondônia, assinale a opção correta.

Após o intenso desenvolvimento ocorrido entre as décadas de 60 e 70 do século passado, sucederam-se sérios problemas no Estado de Rondônia — tais como a redução dos investimentos federais na década de 80 do século passado —, os quais se materializaram no esgotamento prematuro das terras mais apropriadas às atividades agropastoris e na devastação florestal. A fim de conter o desflorestamento, uma das medidas tomadas foi a criação, em 2001, de um corredor ecológico binacional na fronteira desse território com a Bolívia, mediante a utilização de financiamento do Banco Mundial.

Considerando-se as informações acima, é correto afirmar que a finalidade essencial da construção do corredor ecológico binacional é
A partir dos anos 60-70 do século passado, o desenvolvimento econômico de Rondônia, região até então dependente quase exclusivamente do extrativismo, seja da borracha, seja da castanha, passou por um processo de aceleração. Entre os aspectos que melhor explicam esse processo de desenvolvimento é possível destacar