Filtrar


Questões por página:
Após um longo tempo de denúncias contra a destruição ambiental e as mazelas sociais produzidas pela expansão capitalista na Amazônia no pós 1964, passou-se a assistir nos anos 90, uma gradativa mudança de enfoque nas abordagens sobre a região. (Luta Pela Terra no Acre: conquistas e retrocessos. PAULA, Elder Andrade de,2004)
Uma das entidades não governamentais que se destacaram na defesa da floresta amazônica no Acre foi o(a):
Com relação à geografia do Acre, é correto afirmar que:
A questão do Acre, com o é conhecida na historiografia brasileira a disputa fronteiriça entre Brasil e Bolívia, começa muito antes de 1902, ano em que assume como ministro das Relações Exteriores do Brasil o Barão de Rio Branco.
Sobre a questão de anexação do Acre ao Brasil, pode-se afirmar:

I. já no século XIX, a região era alvo de disputas entre brasileiros, bolivianos e peruanos.
II. a fim de apaziguar os ânimos, sobre a questão fronteiriça, o Brasil lança, como proposta, o Tratado de La Paz de Ayacucho.
III. a região era alvo de disputa, devido ser, naquela época, o centro do chamado “ciclo da borracha".
Estão corretas as afirmativas:

A formação do território do Acre começa na partilha dos continentes a serem conquistados por portugueses e espanhóis, e, também, na constituição das fronteiras com os outros países da América do Sul, questão esta que somente será encerrada no século XX.
A anexação do Acre ao Brasil foi uma questão resolvida através do:
O fluxo populacional foi constante na história do Acre. Em diferentes momentos, diferentes origens formavam rotas de migrantes em direção ao estado. No final do século XIX, a principal origem da população que migrou para o Acre foi de: