Filtrar


Questões por página:

Analise o mapa a seguir.

A imagem representa a sugestão para redivisão territorial da Amazônia Legal, segundo o trabalho do deputado Siqueira Campos, aprovado pela Comissão da Amazônia, na década de 1970. Considerando o contexto de sua produção, observa-se, no mapa, a:

A Amazônia Continental por sua especificidade, apresenta uma área de interesse e importância mundial que abrange territórios como: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. No Brasil, encontra-se em 69% de sua área, a qual é demarcada como Amazônia Legal, compreendendo vários estados brasileiros (dentre eles o Estado de Rondônia). Em relação a sua importânciamundial, a região temsido alvo de interesses internacionais.

Comrelação àAmazônia, podemos afirmar que:

“Precisamente em 1912 a exportação da borracha brasileira alcança seu máximo com um total de 42.000 toneladas. Os preços também atingem seu teto em 1910, valendo então a tonelada quase 10 contos FOB, ou seja, 639 libras. Daí por diante é o declínio.”

(Adaptado de PRADO Jr., Caio. História Econômica
do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 16ª Ed., 1973, p. 239).

A principal causa do declínio da borracha amazônica no referido período foi:

Os rios e bacias hidrográficas não obedecem limites políticos entre estados e países. Muitos rios possuem suas nascentes em um país e sua foz em outro. Entre os rios a seguir, assinale o que conecta diretamente os estados de Rondônia e Amazonas.

“Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930/1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste.
(...) Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema 'Integrar para não Entregar'.“

(Peixoto, Fabrícia. Linha do tempo: Entenda como ocorreu a
ocupação da Amazônia
. Disponível em www.bbc.co.uk)

A ocupação da Amazônia ganhou fôlego no século XX, como mostra o trecho da reportagem acima. Sobre as consequências dessa ocupação, pode-se destacar: