Filtrar


Questões por página:

“Esse ano, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz (RN) foi símbolo do caos carcerário existente no Brasil e que, nos primeiros dias de 2017, em meio a uma aguda crise, deixou mais de 130 presos mortos. Alcaçuz entrou no noticiário por ter sido palco, do terceiro maior massacre do ano dentro de presídios. Naquele fim de semana, integrantes do Primeiro Comando da Capital mataram 26 homens do Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte (SDC), dissidência do PCC surgida em 2015.”

(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-a-crise-no-presidio-de-alcacuz-no-rio-grande-do-norte.)

Esse presídio, o maior do Rio Grande do Norte, que está para ser desativado, está localizado em:

“Apesar da chuva, reservatórios do RN continuam em situação crítica –70% dos açudes monitorados estão secos ou em volume morto. Nível baixo das águas da maior barragem do estado fez ressurgir as ruínas do cemitério da antiga cidade de São Rafael. Apesar das chuvas que caíram no fim de semana em 39 municípios do Rio Grande do Norte, as reservas hídricas do estado continuam em situação crítica, aponta relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).”

(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/02/maior-barragem-do-rn-volta-receber-agua-mas-volume-ainda-ecritico.html.)

A maior barragem do estado do Rio Grande do Norte a que se refere o enunciado é:

Em relação a população indígena analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.

( ) Os índios Cariris se encontravam em maior número que os tupis e ocupavam uma área que se estendia desde o planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
( ) Os índios Tabajaras - eram mais numerosos que os Potiguaras e ocupavam uma pequena região nos limites do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
( ) Os índios Potiguaras na época da fundação da Paraíba, os Potiguaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. A aliança que firmaram com os portugueses foi de grande proveito para os índios quando da conquista da Paraíba e fundação de João Pessoa.

A seqüência correta das assertivas é:
No Brasil, durante a década de 1970, quando o poder estava sob o comando dos militares, o quadro político do Rio Grande do Norte foi marcado pela chamada “Paz Pública”, que significou
Quando se analisam as relações entre o poder central (imperial) e o poder local (provincial) durante o período regencial, observa-se que, no Rio Grande do Norte, esse período foi caracterizado pela