Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


Na figura anterior, que corresponde ao mapa do estado do Tocantins, os municípios destacados

Divergências levaram, desde a primeira metade do século XVIII, a uma oposição entre o norte e o sul do estado de Goiás. As duas regiões se relacionavam apenas em atos administrativos isolados, com objetivos meramente fiscais ou jurídicos. A amplitude geográfica dificultava o relacionamento interno norte-sul. A região norte era de difícil acesso, com povoamentos rarefeitos e esparsos, distantes da sede administrativa no sul.


Nilton Marques. Desenvolvimento regional e territorial do Tocantins.

Palmas: EDUFT,2019, p.73 (com adaptações).


No início do movimento separatista entre o norte e o sul de Goiás, houve

A seguir, destaca-se em cinza-escuro a mesorregião do norte goiano.


Imagem associada para resolução da questão


A economia do norte goiano inicialmente desenvolveu-se a partir

Internet: <www.embrapa.br>.


Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 80 do século passado, especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados (MA + TO + PI + BA).

Internet: <www.embrapa.br> (com adaptações).


As manchas no mapa do Matopiba referem-se à produção de um grão que ocorre em praticamente todos os municípios do Tocantins. Esse grão é o
O estado do Tocantins está dividido em duas mesorregiões e oito microrregiões, sendo cinco microrregiões pertencentes à mesorregião ocidental e três pertencentes à mesorregião oriental. A microrregião geográfica de Araguaína está localizada na porção norte do estado e pertence à mesorregião ocidental do Tocantins. Possui uma área de 26.000 km2 e uma população estimada em 260.498 habitantes, sendo composta por 17 municípios, entre os quais se inclui o de Araguaína.
Internet: <observatorium.ig.ufu.br> (com adaptações).
Com relação à microrregião geográfica de Araguaína, citada no texto anterior, é correto afirmar que a sua economia