Questões de Concurso
Filtrar
125 Questões de concurso encontradas
Página 22 de 25
Questões por página:
Sobre a população indígena do estado do Tocantins, é correto afirmar que
I. como berço da civilização Guarani, o estado conserva várias tribos desta etnia em terras protegidas, principalmente na região do rio Xingu.
II. na reserva Raposa Serra do Sol há um dos mais acirrados conflitos por posse de terras no Brasil, envolvendo indígenas e fazendeiros.
III. Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô-Canela, Apinajé e Pankararu são etnias indígenas distribuídas em mais de 8O aldeias existentes no estado.
IV. somente em reservas indígenas, o estado possui cerca de 2 milhões de hectares protegidos, onde uma população de 10 mil indígenas preserva suas tradições, costumes e crenças.
Estão corretas apenas as afirmativas
Os Corredores Ecológicos constituem-se em importante instrumento de planejamento no sentido de potencializar a cooperação entre as diversas esferas de governo e segmentos da sociedade civil com objetivo de buscar a conciliação entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico.
CADERNO DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO TOCANTINS-ARAGUAIA.
Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos. Brasília: MMA, 2006. p. 48.
Na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia estão presentes os seguintes corredores ecológicos:
Então eles chegaram aqui, são mais inteligentes. Eles entraram na agricultura, com máquinas, e o nortista só é plantar braçal e criar gado. E isto desapareceu. Quer nós não termos acompanhado o desenvolvimento deles. O nortista está baixando.
TRECHO DE ENTREVISTA. Apud ARBUÉS, M. P. A migração e a construção
de uma nova identidade regional: Gurupi (1958-1988). In: GIRALDIN,
O. (Org.) A (trans)formação histórica do Tocantins. Goiânia: Editora UFG, 2002. p. 408.
O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado do Tocantins, feito em 1992. Analisando o texto e o contexto em que foi produzido, verifica-se que, aos olhos do nortista, a característica marcante do migrante sulista era o :
E o sonho tornou-se realidade! Uma frase forte bem elaborada, expressou o desfecho vitorioso da bandeira pró-criação do estado do Tocantins.“Esta terra é nossa!”
CAVALCANTE, M. E. S. R. Tocantins. O movimento separatista do norte
de Goiás – 1821-1988. São Paulo: Anita Garibaldi; Goiânia: Editora da UCG, 1999, p. 147. (Adaptado).
A frase destacada no fragmento, “Esta terra é nossa!”, expressa, como característica marcante da luta pela criação do Tocantins, a participação.