Filtrar


Questões por página:
Para responder a questão 18, leia o texto abaixo:

Na segunda metade do século XX, a configuração do então longínquo e isolado norte de Goiás passou por verdadeiras transformações na ocupação do espaço com mudanças nos perfis econômico e social de toda a região. (IPHAN. Vivências e sentidos: o patrimônio cultural do Tocantins. Goiânia: IPHAN, 2008, p.152-153, adaptado).

Assinale a alternativa CORRETA que indica o fator que ocasionou os impactos listados no texto acima.
Questão Anulada
O Jalapão é um patrimônio natural e cultural preservado e sua identidade manifesta-se, sobretudo, na utilização de seus recursos naturais. No Tocantins, o Jalapão se localiza:
Questão Anulada
Na década de 1940, ainda no Estado Novo, houve a realização da marcha para o Oeste, com vários fluxos migratórios, o que intensificou a grilagem sobre as terras dos posseiros e índios expandindo nas décadas posteriores, dando origem aos conflitos pela posse da terra. Foi nesse aspecto que a ocupação do norte de Goiás se estruturou. É CORRETO afirmar que a primeira manifestação contra a grilagem de terras no norte de Goiás foi
Para responder a questão 20, leia o texto abaixo:

Ele se autodenomina Akwe, vive no município de Tocantínia, a 80km da capital Palmas. Culturalmente, é conhecido como o povo do trançado da seda de buriti e de capim-dourado, fibras usadas na produção de cestos, bolsas, brincos e colares de sementes de Tiririca, Jurema e Mulungu (IPHAN. Vivências e sentidos: o patrimônio cultural do Tocantins. Goiânia: IPHAN, 2008, p.85, adaptado).

De acordo com as características culturais indígenas apontadas no texto acima, é CORRETO afirmar que se trata do povo
Para responder a questão 19, leia o texto abaixo:

Em se tratando da participação do norte de Goiás nos diferentes níveis de poder nos últimos anos da República Velha, percebe-se que as elites políticas que compunham a representação federal, Câmara e Senado, tinham sua origem nas cidades que, graças ao rio Tocantins, desenvolveram a atividade comercial, como a exportação de gado e subprodutos, com os Estados limítrofes Pará e Maranhão, facultando-lhes primazia na região (CAVALCANTE, Maria do E. S. R. O discurso autonomista do Tocantins. São Paulo: EDUSP, 2003, p.61).

De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que a cidade beneficiada com o desenvolvimento comercial a partir do rio Tocantins foi