Filtrar


Questões por página:

“Roberto Burle Marx (1909-1994) é um dos principais paisagistas do Século XX, reconhecido nacional e internacionalmente”. (Fonte: ARTISTA e paisagista. In: Burle Marx. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: https://sitioburlemarx.org/artista-e-paisagista/. Acesso em: 27 dez.2022).

Sobre a obra de Burle Marx, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O trabalho de Burle Marx teve influência dos princípios formais da abstração pictórica e de valores defendidos pelas vanguardas europeias dos anos 1920.


( ) O conhecimento sistemático e abrangente da flora brasileira e das especificidades ecológicas e compreensão da realidade natural do local são preceitos notáveis ao longo do desenvolvimento da obra de Burle Marx.


( ) Observam-se na obra de Burle Marx dois momentos articulados: uma visão ecológica inicial, que vai cedendo, aos poucos, espaço para preocupações formais trazidas em um discurso plástico.


( ) Ao longo de sua extensa vida profissional, Roberto Burle Marx percorreu caminhos variados, fez experiências diversas, dentre as quais pode ser identificado o princípio do nacionalismo esquemático.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A domesticação da composição vegetal permitiu que as necessidades estéticas e os simbolismos religiosos determinassem as fronteiras espaciais da urbanidade; assim, os jardins acabaram por revelar a rica diversidade cultural dos povos.

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A utilização do valor estético aprazível nos jardins sempre esteve diretamente relacionada às necessidades de sobrevivência das civilizações antigas, uma vez que servia à produção doméstica de frutas, verduras e ervas medicinais.

O arquiteto paisagista Luís Ramiro Barragán Morfín (9/3/1902 - 22/11/1988) revolucionou a arquitetura moderna em seu país com o uso de cores vibrantes oriundas da arquitetura vernacular mexicana. Entre seus mais importantes projetos estão a Casa Barragán, a Capela das Capuchinas, as Torres de Satélite, "Los Clubes" e a Casa Gilardi. Com uma carreira que conta com mais de 30 obras construídas lhe rendeu o Prêmio Pritzker em 1980, o Prêmio Jalisco em 1985 e, um ano antes de falecer, o Prêmio Nacional de Arquitetura do México. Seus jardins apresentam os elementos essenciais que marcam sua obra e inspiram projetos até os dias atuais, como:
A ecogênese tem forjada seu significado através do estudo da botânica e caracteriza-se como um nome novo para uma antiga ideia. Esse termo tem sido, com frequência, associado ao nome de Fernando Chacel, pois é ele quem mais utilizava a palavra ecogênese em seu discurso projetual. O termo foi cunhado por Luiz Emygdio de Mello Filho, e surgiu com base em pesquisas desenvolvidas em parceria com biólogos e botânicos do Museu Nacional, no Rio de Janeiro da década de 1940. O objetivo da ecogênese no paisagismo é: