Filtrar


Questões por página:
No Brasil, antes de 1930, as indústrias existentes sugiram nas “franjas” da economia cafeeira, ou seja, de acordo com as necessidades de atender a um mercado consumidor incipiente, surgido com o processo de imigração e a renda dos trabalhadores ligados ao setor agrário-exportador. Na historiografia brasileira, duas correntes procuraram explicar a origem da indústria nesse período. Uma corrente afirmava que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira. Nesses momentos, ocorria a expansão da renda e do mercado consumidor, por meio do aumento da massa salarial. Trata-se da corrente que se denomina:
O Plano Real foi implementado em três etapas: ajuste fiscal, indexação completa da economia via URV e reforma monetária via conversão da URV em R$.

A primeira etapa se caracterizou
Com relação ao Plano Cruzado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A estratégia do gatilho salarial acabou ampliando a indexação da economia.

( ) O plano visava manter o mesmo padrão de distribuição de renda, via, por exemplo, definição de regras na conversão de preços na época da substituição do cruzeiro pelo cruzado.

( ) As medidas adotadas, como a criação da Secretaria do Tesouro Nacional, permitiram maior controle das contas públicas.

As afirmativas são, respectivamente,
Com relação ao II PND, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O plano seguiu a lógica do ajustamento, pois acreditava-se, na época, que a contenção da demanda interna evitaria que o choque externo se transformasse em inflação permanente.

( ) O foco do plano foi o crescimento da indústria de bens duráveis, o que agravou a desigualdade de renda no país, por ser um setor com alta concentração de renda.

( ) O setor público focou no investimento do setor de insumos básicos o que geraria demanda e acabaria estimulando o setor privado a investir em bens de capital.

As afirmativas são, respectivamente,
Com relação ao Plano de Metas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A racionalidade do Plano de Metas era buscar um processo de desenvolvimento calcado em uma indústria integrada, que fosse também uma resposta ao estrangulamento externo gerado pelo processo de substituição de importações.

( ) O governo usou o investimento por parte das empresas estatais, como uma das fontes de financiamento do plano.

( ) Uma das consequências do plano foi a aceleração inflacionária, devido a ausência de um reforma fiscal que fosse coerente com as metas e gastos do plano.

As afirmativas são, respectivamente,