Filtrar


Questões por página:
Após a desvalorização cambial no início de 1999 não se verificou a redução da atividade econômica. Em relação aos motivos deste fato, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A economia brasileira apresentou um fraco desempenho em 1998 e, assim, o crescimento de 1999 foi computado a partir de um nível base mais baixo.
( ) O governo promoveu um “hedge”ao setor privado, o que evitou um efeito-riqueza associado à queda do consumo e do investimento.
( ) As importações foram substituídas em alguns setores pela maior competitividade que a mudança cambial propiciou ao setor doméstico frente ao setor externo.

As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à privatização ocorrida na década de 1990, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Programa Nacional de Desestatização, criado no início da década, foi responsável pela privatização de diversas empresas siderúrgicas e petroquímicas.
( ) Empresas do setor de serviços públicos foram privatizadas, além de bancos estaduais.
( ) Houve um processo de reprivatização, quando empresas estatizadas em situação de falência foram vendidas.

As afirmativas são, respectivamente,
Como parte do Plano Real, nos meses que antecederam a introdução da nova moeda (o Real), a moeda em circulação era o Cruzeiro Real, existindo um indexador, a URV, que refletia o poder aquisitivo da moeda. Quando foi lançada, em 01.03.1994, seu valor era CR$ 647,50, aumentando até CR$ 2.750,00, em 30.06.1994, véspera do início da vigência do Real. A URV tinha função tradicionalmente atribuída à moeda de
Em 1999 o Brasil optou por um novo modelo de regime cambial, e essa mudança
Considerando como medidas anti-inflacionárias ortodoxas aquelas que buscam estancar a emissão monetária com redução da demanda, e como heterodoxas aquelas que entendem que a inflação não decorre do excesso de demanda resultante da emissão monetária, em relação aos planos econômicos implantados nas décadas de 1980 e 1990,