Filtrar


Questões por página:
Em relação à mudança cambial de janeiro de 1999, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O governo ofereceu algumas formas de hedge para o setor privado, dado que o regime de câmbio fixo era insustentável.

( ) Houve uma forte fuga de capitais no início de 1999, pois o mercado demandava uma desvalorização maior do que o governo permitia pelo sistema de bandas.

( ) A inflação após a desvalorização nominal ficou sob relativo controle, evitando-se uma maior contração econômica, como a que ocorreu no México.

As afirmativas são, respectivamente,
Em relação às reformas previdenciárias ocorridas no governo FHC, entre 1998 e 1999, analise as afirmativas a seguir.

I. A aprovação de emenda constitucional em 1998 permitiu que o cálculo das aposentadorias do INSS passasse a ser assunto de legislação ordinária, sem a necessidade de um quórum parlamentar elevado.

II. Em 1999, foi aprovado o “fator previdenciário”, o qual ajusta o valor da aposentadoria de acordo com a idade de aposentadoria e o tempo de contribuição.

III. Estabeleceu, adicionalmente ao fator previdenciário, o fator 85/95, ou seja, que a soma mínima da idade de aposentadoria e tempo de contribuição passaria a ser 85 e 95 anos para mulheres e homens, respectivamente.

Assinale
Em relação ao Plano Real, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O ataque ao processo inflacionário ocorreu em três etapas: ajuste fiscal, indexação pela URV e conversão da URV na nova moeda (Real).
( ) Um dos pontos importantes do ajuste fiscal foi a criação do Fundo Social de Emergência, que ampliou os recursos exclusivos para o governo federal.
( ) Houve crescimento da demanda após a implantação do plano, fruto do aumento do poder aquisitivo das famílias de baixa renda.

As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à política fiscal do primeiro governo Lula, entre 2003 e 2006, analise as afirmativas a seguir.

I. O Estado brasileiro aumentou de tamanho, quando mensurado pelo percentual das despesas primárias no PIB.

II. Houve um aumento do gasto público de 2002 para 2006, em virtude das despesas correntes e de investimento do governo central.

III. Houve um aumento do valor total de subsídios e subvenções econômicas como proporção do PIB, do primeiro para o último ano do governo.

Assinale

Considere o gráfico abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar corretamente que