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Segundo Housen (1983) em seu estudo sobre o desenvolvimento da apreciação estética, uma das características do leitor de obras de arte no primeiro estágio é:
Nos processos de desenvolvimento da apreciação de uma obra de arte, os leitores passam por diferentes estágios de leitura, segundo Housen (1983). O leitor cuja apreciação é realizada de forma mais individualizada, menos objetiva, estabelecendo associações com o coletivo ao ler a obra e sendo menos rigoroso ao construir seu argumento é um leitor do estágio
A artista visual Mônica Ventura incorpora a pesquisa de filosofias e processos construtivos pré-coloniais afroameríndias à sua prática artística. Os elementos de sua ancestralidade afro-indígena se destacam na obra O Sorriso de Acotirene (2018), por meio da qual Ventura reconta a história de Acotirene, mulher vinculada ao Quilombo dos Palmares que lutou contra a escravidão.
Imagem associada para resolução da questão Detalhe de O sorriso de Acotirene (2018) - Cabaças, sisal, miçangas, palha e materiais diversos,240 x 200 cm. In: https://projetoafro.com/artista/monicaventura/
A respeito da obra O sorriso de Acotirene analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A artista utiliza cabaças, miçangas e sisal, todos elementos da cultura material da sociedade quilombola, para recontar a história de Acotirene, e, assim, amplifica o significado que essa figura histórica evoca.
( ) A artista dialoga com a tradição cultural afro-ameríndia e explora o universo feminino, sobretudo o de mulheres negras, seja pelo tema da obra, como pelo uso da cabaça que, simbolicamente remete à ancestralidade e à fertilidade.
( ) A artista propõe uma reflexão sobre raça e desigualdade, uma vez que se utiliza de materiais pobres, como o sisal e as cabaças, para fazer arte e demonstrar o potencial poético dos despossuídos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Bené Fonteneles. Ágora: OcaTaperaTerreiro,2016.
O termo para designar a obra de Bené Fonteneles é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960 e indica uma modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas aberturas, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termos/80018
Com base no trecho e na imagem, assinale a opção que indica corretamente a modalidade de produção artística exemplificada pela obra de Bené Fonteneles.
A dúvida é uma proposta expositiva com características de intervenção, realizada na FotoGaleria em Porto Alegre em 2004, quando ela anunciou o encerramento definitivo de suas atividades. O artista colocou a frase “O que os olhos não vêem, o coração não sente?” na porta da galeria. Pelo convite, as pessoas sabiam da exposição, mas não do horário de abertura e fechamento da galeria. Ao chegar e perceber que a galeria estava fechada, deparavam-se com a frase citada. Quando a galeria estava aberta, encontravam a reprodução de uma imagem da fachada da galeria, acompanhada da mesma frase impressa sobre lona vinílica nas mesmas dimensões desse espaço. Colocada de tal forma na entrada, a imagem formava uma barreira material e impossibilitava adentrar no interior da galeria.

Imagem associada para resolução da questão Hélio Fervenza. A dúvida, FotoGaleria, Porto Alegre,2004 (vista do portão de acesso da galeria com texto em vinil adesivo).
A respeito da proposta artística de Hélio Fervenza, analise as afirmativas a seguir.
I. A dúvida aborda a noção de fechamento e precariedade dos espaços expositivos, utilizando-se de um texto, de impedimentos físicos e da imagem como barreira.
II. A proposta do artista força os visitantes a se depararem com a ausência de imagens expostas, levando-os a refletir sobre a proliferação de imagens na atualidade, e por decorrência, sua perda de sentido.
III. A intervenção denuncia a estética inspirada na cultura de massa, por isso os visitantes são impedidos de acessar as obras expostas, que ficam ocultas pelo painel vinílico.

Está correto o que se afirma em: