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Observe a obra Nota sobre a Morte Imprevista (1965) de Antônio Dias.
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O artista criou um objeto tridimensional com óleo, tinta acrílica, vinil e madeira sobrepostos à tela. A obra é deslocada do eixo tradicional, sendo disposta como um losango, reforçando a sensação de uma pintura em expansão. Sobre a superfície, uma grade geométrica separa 4 quadrantes que contêm figuras estilizadas. Sobre o quadrante inferior é posto um objeto laranja que remete a uma boia, em cujo centro está uma caixinha com um “pedaço de carne”, da qual escorre uma matéria escura, de tipo orgânico.
A obra exemplifica uma tendência da arte brasileira da década de 1960, de tratar temas políticos e sociais com uma linguagem visual em diálogo com o(a)
A escultura de Nossa Senhora do Rosário (século XVIII) retratada a seguir integra o acervo do Museu de Arte Sacra de Natal e é um exemplo do Barroco no Rio Grande do Norte.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.nataldasantigas.com.br/blog/museu-de-arte-sacra
A respeito da escultura barroca colonial brasileira, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
Observe a imagem do Museu Solar Ferreiro Torto (Macaíba/RN).
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://cclbdobrasil.blogspot.com
Este edifício foi originalmente erigido no século XVII como um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte. No século XIX ele foi ampliado e restaurado no estilo colonial, resultando no conjunto arquitetônico que abriga o Museu atualmente.
Com base na imagem e em seus conhecimentos, assinale a opção que define incorretamente uma característica da arquitetura colonial brasileira.
Senti um deslumbramento diante das decorações populares das casas de moradia de São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, Congonhas do Campo, Sabará, Ouro Preto e outras pequenas cidades de Minas, cheias de poesia popular. Retorno à tradição, à simplicidade, escreveu Tarsila do Amaral sobre a viagem dos modernistas à Minas Gerais, feita em 1924. Sobre essa viagem, é correto afirmar:
A disciplina de História da Arte, fundamentada por estruturas de saber nos modelos europeu e norte americano,