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A disciplina de História da Arte, fundamentada por estruturas de saber nos modelos europeu e norte americano,
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No ano de 1968 um artista brasileiro criou sua obra utilizando o estandarte como suporte expressivo e forma de estabelecer relações entre a arte brasileira e o cotidiano social das grandes cidades, de forma a incorporar em seus trabalhos uma série de elementos e representações da violência.


O texto refere-se, respectivamente, ao artista e obra:

[...] e aí vindo de pequena, mãinha cantava, ele [pai] tocando, e eu fui vendo e aprendendo, essas músicas mesmo que eu acabei de cantar foi de pequena [que aprendi] no samba de roda. (Kelly Cristina S. dos Santos, Ilha do Paty)
O relato acima apresenta um processo de aprendizagem do samba de roda do Recôncavo Baiano. Tal aprendizagem ocorre a partir dos procedimentos de
A Festa do Bonfim é considerada a maior manifestação religiosa da Bahia.
De acordo com o dossiê do IPHAN Até os nossos dias, a saída do cortejo é encabeçada por um conjunto de dezenas de baianas vestidas de branco, com uma quartinha à cabeça e flores. Em seguida ao grupo das baianas, vêm os Filhos de Gandhi, afoxé fundado em 1949, a partir tanto de tradições de origem africana, como da inspiração orientalista que marca a história do Carnaval desse período. Traz uma orquestra poderosa puxando musicalmente o cortejo.
É correto dizer que o ritmo tocado pela orquestra e os seus principais instrumentos na Festa do Bonfim são, respectivamente,
A feitura da tela que representaria o ato de proclamação de independência do Brasil pelo pintor Pedro Américo não foi a ele encomendada de início. A proposição partiu do artista, e encaminhada à comissão responsável pela construção do Museu do Ipiranga. Apesar do apelo ter sido feito localmente, o argumento utilizado pelo pintor dizia respeito à própria natureza que se queria imprimir ao evento histórico retratado na tela. Segundo ele o arquiteto contratado para a obra do museu
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