Filtrar


Questões por página:
Em um de seus projetos arquitetônicos mais importantes, o restauro e adaptação do Solar do Unhão, em Salvador, na década de 1960, Lina Bo Bardi desenha uma escada que representa bem o posicionamento da arquiteta em relação a restauro. Sua forma helicoidal − que remete à forma de hélice −, o uso da madeira, o sistema de encaixes copiado dos carros de boi materializam uma posição que
mostrar texto associado
Acerca das obras apresentadas de Cléber Tintiliano e dos significados artísticos por ela suscitados, julgue o item a seguir.

O contraste entre o antigo e o novo é observado nos prédios das paisagens urbanas pintadas pelo artista Cléber Tintiliano.
mostrar texto associado
Acerca das obras apresentadas de Cléber Tintiliano e dos significados artísticos por ela suscitados, julgue o item a seguir.

As obras do artista Cléber Tintiliano retratam lugares comuns do cotidiano da cidade e contribuem para a valorização da identidade sergipana.
Pintura metafísica foi o nome dado ao estilo de pintura que se desenvolveu por volta de 1913, por iniciativa de Giorgio de Chirico e, posteriormente, por Carlo Carra, sendo esses artistas reconhecidos por inúmeras características, sobretudo os cenários arquitetônicos clássicos, perspectivas distorcidas, justaposição de objetos incongruentes, um inquietante ar de mistério. Esses artistas metafísicos acreditavam
“Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores”. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo: