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Observe o grafite do Muro de Berlim que representa o beijo fraterno socialista entre presidente russo, Leonid Brezhnev, e o presidente da então Alemanha Oriental, Erich Honecke.
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D. Wrubel. “Deus, ajude-me a sobreviver a este amor mortal” (1990). Grafite no Muro de Berlim.
A imagem foi concebida a partir de uma fotografia de 1979, que capturou o cumprimento amistoso tradicional entre os dois líderes socialistas, na comemoração do 30º aniversário de fundação da Alemanha Oriental.
A respeito do contexto político de construção e queda do Muro de Berlim, com base na imagem, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A construção do muro de Berlim se insere no contexto da Guerra Fria, como parte de uma decisão da República Democrática Alemã e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental. ( ) A comemoração do 30o aniversário da Alemanha Oriental coincide com o início do processo de abertura soviética, com a Glasnost, que resultou na queda do Muro, dez anos depois. ( ) A queda do muro, em 1989, contou com a participação popular em ambos os lados da barreira, contribuindo para o fim do regime soviético.
As afirmativas são, respectivamente,
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Eleanor Roosevelt exibe a impressão da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Nova York,1948).


Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
48_00.png (337×216) https://professorluizroberto.com
A formação territorial dos Estados Unidos da América se deu em um processo rápido de expansão em direção à costa do Pacífico, envolvendo diversos expedientes e conflitos.
Assinale a opção que descreve corretamente uma etapa desse processo.
As afirmações a seguir descrevem corretamente conquistas da ciência no século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.
Na historiografia da Revolução Francesa, o fenômeno do Terror é objeto de amplo debate. A esse respeito, leia a caracterização de François Furet.
“As circunstâncias que cercam o nascimento do Terror serviram de meio de desenvolvimento à ideologia e às práticas progressivas das instituições terroristas. Tal ideologia, presente na revolução de 1789, é anterior às instituições, e delas possui uma realidade independente, ligada à natureza da cultura revolucionária francesa mediante três itinerários de ideias: o da regeneração do homem, que faz com que a Revolução Francesa se assemelhe a uma anunciação de tipo religioso; a ideia de que a política pode tudo; e a jurisdição ilimitada atribuída à soberania.”
FURET, F. “O Terror” in Dicionário Crítico da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1989, pp.157-58.
Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente a perspectiva revisionista de Furet sobre o Terror.