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A impermeabilização de uma laje de cobertura com manta asfáltica foi realizada numa obra seguindo-se os seguintes passos: preparação e limpeza do substrato, garantindo-se uma declividade mínima de 1% em direção aos coletores; aplicação do produto de imprimação e espera pela secagem; aplicação da manta usando maçarico de gás GLP do sentido dos ralos para as cotas mais elevadas com sobreposição de 10cm; teste de estanqueidade; execução de camada proteção mecânica com argamassa de cimento e areia com traço 1:6, com filme separador drenante nas áreas horizontais e com tela nas áreas verticais.

Sobre o processo construtivo descrito acima, é correto afirmar que:

Com relação aos critérios que visam a durabilidade de elementos de concreto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O uso de aditivos contendo cloreto na sua composição em estruturas de concreto armado ou protendido é permitido, desde que seja especificado pelo engenheiro calculista.


( ) A proteção das armaduras ativas externas deve ser garantida pela bainha, completada por graute, calda de cimento Portland sem adições, ou graxa especialmente formulada para esse fim.


( ) Quando houver um adequado controle de qualidade e rígidos limites de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, pode ser adotado o valor Δc = 5mm, mas a exigência de controle rigoroso deve ser explicitada nos desenhos de projeto.


( ) A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento.


( ) Para atender aos requisitos estabelecidos na norma NBR 6118/2004, o cobrimento mínimo da armadura é o maior valor que deve ser respeitado ao longo de todo o elemento considerado e que se constitui em um critério de aceitação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Com relação à resistência do sistema de impermeabilização das construções e às cargas estáticas e dinâmicas atuantes sob e sobre ela, relacione as COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I 1. Puncionamento. 2. Fendilhamento. 3. Ruptura por tração. 4. Desgaste. 5. Descolamento. 6. Esmagamento.
COLUNA II ( ) Redução drástica da espessura, ocasionada por carregamentos ortogonais ao plano de impermeabilização. ( ) Ocasionado pelo impacto de objetos que atuam perpendicularmente ao plano da impermeabilização. ( ) Ocasionado por abrasão devido à ação de movimentos dinâmicos ou ação do intemperismo. ( ) Ocasionado pelo dobramento ou rigidez excessiva do sistema impermeabilizante ou pelo impacto de objetos pontuais sobre qualquer sistema. ( ) Ocasionado por perda de aderência. ( ) Ocasionado por esforços tangenciais ao plano de impermeabilização, devido à ação da frenagem, à aceleração de veículos ou à movimentação do substrato.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Considerando a NBR 9575 – Impermeabilização – Seleção e projeto, é correto afirmar que:
Pode-se definir um sistema de impermeabilização como um conjunto de medidas complementares para evitar que fluidos, água e outros gases, penetrem ou ultrapassem uma estrutura, evitando infiltrações, mofo, curtos-circuitos e corrosão da armadura, para citar alguns benefícios. Dadas as medidas que devem ser usadas como sistema impermeabilizante eficiente de lajes de estacionamento de automóveis expostas (sem cobertura),
I. Utilizar manta asfáltica com acabamento em areia. II. Realizar o caimento da laje ou do contrapiso. III. Utilizando impermeabilizante do tipo rígido. IV. Prover ralos ou saídas na parte mais baixa da laje para não acumular água
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