Filtrar


Questões por página:

Os critérios de projeto que visam a durabilidade da edificação incluem a escolha adequada de materiais, técnicas construtivas e sistemas projetados que reduzem a vulnerabilidade a agentes de manipulação, como umidade, corrosão e variações térmicas. Esses critérios devem considerar as condições climáticas do local, as cargas estruturais, o uso previsto da edificação e a manutenção ao longo do tempo. Além disso, o projeto deve incorporar soluções que aumentem a resistência ao desgaste natural e facilitem intervenções futuras, garantindo uma vida útil, prolongada e custosa.


Sobre os critérios que visam a durabilidade, analise os itens a seguir:



I. Deve ser evitada a presença ou acumulação de água, proveniente de chuva ou decorrente de água de limpeza e lavagem, sobre as superfícies das estruturas de concreto.


II. As superfícies expostas que necessitem ser horizontais, tais como coberturas, pátios, garagens, estacionamentos e outras, devem ser convenientemente drenadas, com disposição de ralos e condutores.


III. Todas as juntas de movimento ou de dilatação, em superfícies sujeitas à ação de água, devem ser convenientemente seladas, de forma a torná-las estanques à passagem (percolação) de água.


IV. Todos os topos de platibandas e paredes devem ser protegidos por chapins. Todos os beirais devem ter pingadeiras e os encontros a diferentes níveis devem ser protegidos por rufos.



Está correto o que se afirma:

Considerando elementos de projeto, detalhes executivos, aplicação de materiais de construção civil e controle de qualidade nos processos de impermeabilização, analise as afirmações a seguir:
I - Para minimizar os efeitos da dilação térmica sobre a impermeabilização de terraços, é aconselhável o isolamento térmico sempre que o mesmo tenha 100m² ou mais de superfície total.
II- As tubulações de hidráulica, elétrica, gás e outras que passam paralelamente sobre a laje (também em terraços) devem ser executadas sobre a impermeabilização e nunca sob ela.
III- O teste de estanqueidade superficial em terraços deve ser realizado após a aplicação do processo de impermeabilização e antes da conclusão da pavimentação e acabamento final.

Das afirmações acima, qual(ais) está(ão) correta(s)?
A presença de umidade em edificações pode causar diversas patologias, muitas vezes relacionadas à falha ou ausência de impermeabilização. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A manta asfáltica é um dos materiais mais comumente utilizados para execução de impermeabilização em lajes. A NBR 9952 (ABNT,2024) é a norma responsável por estabelecer os critérios e requisitos para a manta asfáltica que se reflete no seu desempenho. Em relação à instalação e aplicação da manta asfáltica, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do passo a passo de sua execução.
O engenheiro responsável por uma obra pública utilizou na laje de cobertura um tipo de impermeabilização moldado in loco e flexível, composto por uma resina que normalmente é à base de água e aplicada em várias demãos e intercalada com estruturante. Sua justificativa foi que esse sistema não requer proteção mecânica e é resistente a raios UV. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a impermeabilização utilizada.