Filtrar


Questões por página:
Sejam i, j e k os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Considere uma massa puntiforme com momento linear p(t)=1i+1tj+1t k. A força atuando nessa partícula é
Um projétil de massa m é disparado com velocidade v contra o bloco de um pêndulo balístico de massa M. O bloco está pendurado em uma haste de massa desprezível, de comprimento L, que gira em torno de um pivô. O bloco do pêndulo, com o projétil cravado, oscila para cima alcançando a altura h e a haste forma um ângulo θ com a vertical. Assinale a alternativa que indica a expressão correta da velocidade v.
Considere um sistema formado por duas partículas de massas iguais a 4 kg e 5 kg, que se movimentam sobre uma superfície horizontal, com velocidades de módulos iguais a 2,0 m/s e 1,2 m/s, respectivamente, em direções perpendiculares entre si. Qual é o valor da quantidade de movimento desse sistema de duas partículas?
Conforme determinação de alguns órgãos de trânsito, define-se como “colisão com o veículo da frente" aquela que acontece quando o condutor colide com o veículo que está imediatamente à sua frente, no mesmo sentido de direção. Tendo por base esse conceito, analisar a situação que segue.

Um veículo A, de massa 103 kg, move-se com velocidade escalar igual a 10m/s sobre uma rua horizontal sem atrito até colidir com outro veículo B, de massa 103 kg, inicialmente em repouso. Após a colisão, o veículo A fica engatado em B. A energia cinética final do conjunto dos veículos AB, em J, vale:
Devido à violência crescente e, consequentemente, ao aumento do número de casos de balas perdidas, um fabricante de vidros, preocupado com a segurança, projetou e fabricou um tipo de vidro que, no caso de um projétil atravessá- lo, diminui em 99% a energia de movimento do projétil. Supondo que uma “bala” de fuzil, de massa 20 g atinja o vidro com velocidade de 400 m/s, é CORRETO afirmar que a velocidade, em m/s, ao atravessá-lo, é