Filtrar


Questões por página:
Durante uma visita domiciliar, a técnica de enfermagem verifica que na Caderneta de Vacina de uma criança de 6 anos de idade há três registros da vacina penta (vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B - recombinante e Haemophilus influenzae B - conjugada), aos 2 (dois),4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.Apesar disso, não há nenhum registro da vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP). Considerando o exposto, é correto afirmar, em relação à vacina DTP, que se deve:
Quando houver suspeita ou constatação de que um determinado imunobiológico foi submetido a condições que provoquem desvio na sua qualidade (por exemplo: acondicionado ou mantido fora dos padrões de temperatura preconizados), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) faz orientações para serem seguidas pelos trabalhadores de sala de vacinas. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I- O trabalhador deve comunicar a ocorrência ao responsável técnico pelo serviço de vacinação e, em seguida, identificar, separar e armazenar o produto em condições adequadas da Cadeia de Frio. Posteriormente, deve preencher o formulário de alterações diversas (Desvio de Qualidade) e encaminhá-lo à Coordenação Municipal de Imunizações. O formulário deverá ser submetido à CGPNI por intermédio da Coordenação Estadual de Imunizações.
II- O trabalhador deve comunicar à coordenação local do PNI; em seguida, deverá promover a inativação do material com auxílio de estufa. Posteriormente, deve descartar os imunobiológicos juntamente aos resíduos comuns da unidade de saúde, uma vez que não oferecerão mais riscos à saúde pública.
III- O trabalhador deve quantificar as doses inutilizadas para informar no boletim semanal, descontando do estoque. Posteriormente, deve fazer o descarte dos frascos com suspeita ou constatação de desvio de qualidade, encaminhando-os à empresa coletora dos resíduos infectantes dos serviços de saúde, utilizando sacos plásticos próprios para resíduos hospitalares.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (2024), qual vacina é ofertada de forma gratuita e rotineira pelo SUS para o público alvo especificado?

Leia o caso a seguir.


V.H.N.,30 anos de idade, com diagnóstico de hanseníase na forma D, chega à Unidade Básica de Saúde da Família para avaliação de seus contatos. Entre eles, uma adolescente de 15 anos de idade que comprova já ter tomado uma dose de BCG e uma criança de 11 meses de idade que apresenta a carteira de vacinação com o registro da tomada de uma dose da mesma vacina, mas que não apresenta a cicatriz vacinal.


Com base no caso relatado e considerando as diretrizes e recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre a administração da vacina BCG, como deve ser a conduta vacinal para a adolescente e a criança, respectivamente?


Um profissional de enfermagem está orientando uma mãe sobre a vacinação do seu bebê. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual das situações abaixo contraindica a administração de uma vacina.